Colaboração

Em meados de Novembro tivemos o prazer de almoçar com o Dr.-Ing. Mauro Moraes de Souza, coordenador do IV Seminário de Tecnologia do Forjamento que realizamos, pela nossa empresa parceira, Grupo Aprenda, nos dias 29 e 30 daquele mesmo mês, nas dependências da EATON, em Valinhos (SP). A principal pauta desta conversa foi: colaboração.

Colaboração principalmente entre as empresas. Ou a sua falta. O Dr. Mauro nos falou da importância da colaboração empresarial para o progresso da tecnologia, principalmente em momentos de recessão, como estamos vivenciando. A prática, que é comum em países como a Alemanha, por exemplo, ainda parece ser vista com certa desconfiança pela classe por aqui, talvez por medo de que a concorrência “roube” seus estudos. Certamente haveria meios de prevenção para se evitar esse tipo de crime. Esse comportamento desconfiado acaba, de modo geral, sendo prejudicial para nossa indústria. Algo para nosso setor repensar.

Já no editorial dos EUA que trazemos nesta edição, Reed Miller chama a atenção para a instabilidade que o mercado norte-americano vem sofrendo. Reed pontua que em momentos de incerteza como o que atravessam, uma solução comum aos profissionais é buscar aperfeiçoamento e treinamentos em eventos, por exemplo o FNA, e fazer contato com outros profissionais da área, sempre em busca da troca de conhecimentos e, novamente, de colaboração.

O cenário apresentado se assemelha ao nosso, aqui no Brasil. Os índices que apresentamos também apresentam instabilidades, como você poderá conferir na página 13. Semelhante também é a busca por qualificação e aprimoramento que os profissionais do nosso setor têm apresentado. O Grupo Aprenda tem testemunhado isso com a crescente presença de participantes em nossos cursos e seminários. Ficamos felizes em sermos colaboradores deste processo.

Aproveitando o gancho, lembro-os que o IV Seminário de Processos de Tratamentos Térmicos acontecerá nos dias 15 e 16 de março, agora em 2017, e será realizado na FACENS, em Sorocaba (SP). As inscrições já estão abertas e para obter mais informações, basta conferir o site do Grupo Aprenda ou entrar em contato direto com a organização.

Sobre as colunas desta edição, apresentamos os seguintes temas: Panorama Legal; Pesquisa e Desenvolvimento; Siderurgia; Inovar-Auto; Recobrimento; e Doutor em TT.

Nos artigos técnicos, apresentamos Materiais Resistentes ao Calor; Metalurgia do Pó; Caracterização & Teste de Materiais; e Tratamento Térmico, sendo este um artigo nacional, vindo de Santa Catarina.

Nossa equipe está aberta a sugestões: qual tema deveria entrar na pauta da revista? Não deixe de nos enviar.

Fechamos 2016 com um agradecimento especial: Aos nossos anunciantes, que permitem que continuemos nosso trabalho de levar a informação técnica para o mercado de tecnologias térmicas por meio de nossas edições e nosso site. Aos nossos colunistas, pois é um orgulho ter profissionais tão renomados em nossas páginas ao longo do ano. A todos os colaboradores que direta ou indiretamente contribuem para a qualidade de nossas edições.

Fica aqui registrada a nossa esperança e o nosso desejo de que 2017 nos reserve boas notícias. Enquanto isso, vamos fazendo a nossa parte.

Boa leitura!

Informações biográficas e/ou curriculares do Udo aqui.

  • Luiz Roberto Hirschheimer
    13 de dezembro de 2016 at 09:13

    Artigo muito pertinente.

    Colaboração entre concorrentes não significa formação de cartéis. Trata-se de criar fóruns para discussão e debates sobre a visão dos negócios, tendências, atualização tecnológica, etc.

    Houve uma época em que isto era comum no Sindisuper. Por alguma razão, acabou!!!

Comente esta matéria do Portal

Your email address will not be published.*