Carlos Eduardo Pinedo

Rua Joaquim Martins Coelho, 701 - 08790-700, Mogi das Cruzes (SP)
tel. : (11) 97151-9842
e-mail: carlos.pinedo@especialistasdaengenharia.com.br

 

Resumo Profissional

Graduado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Mestre em Engenharia Metalúrgica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP), Doutor em Engenharia de Materiais pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares/USP e Pós-Doutor pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da EPUSP. Atualmente é Coordenador e Professor do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Processos Metalúrgicos na Universidade de Mogi das Cruzes. É Sócio-Diretor da Heat Tech - Tecnologia em Tratamento Térmico e Engenharia de Superfície Ltda e da HTS Tecnologia em Revestimentos Ltda.

Tem experiência nas áreas de: Tratamentos Térmicos; Tratamentos Superficiais; Comportamento Mecânico; Análise de Falhas; Aços Ferramenta; Ligas Especiais; Aços Inoxidáveis.

 

Histórico Profissional

Pesquisador - FAPESP (1984 - 1986)
- Escola Politécnica da USP

Pesquisador Sênior (1987 - 1989)
- Eletrometal S.A. Metais Especiais Dpto de Pesquisa e Desenvolvimento

Pesquisador Sênior (1989 - 1995)
- Aços Villares S.A. Centro de Pesquisa e Desenvolvimento

Pro Reitoria de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão. Coordenador e Professor (1985 – atual)
- Universidade de Mogi das Cruzes

Pesquisador Sênior (1995 – 2003)
- Núcleo de Pesquisas Tecnológicas Universidade de Mogi das Cruzes

Diretor Técnico - Sócio Proprietário (1998 – atual)
- Heat Tech Tecnologia em Tratamento Térmico e Engenharia de Superfície Ltda.

Diretor Técnico - Sócio Proprietário (1998 – atual)
- HTS Tecnologia em Revestimentos Ltda.

 

Etapas da Carreira

Bolsista da FAPESP por três anos, trabalhando em regime de dedicação integral à pesquisa junto ao Departamento de Engenharia Metalúrgica da Escola Politécnica da USP. Neste projeto foi desenvolvida a parte experimental da Dissertação de Mestrado e realizada a especialização nas áreas de Metalurgia Física, Metalografia e Tratamentos Térmicos.

Dissertação apresentada em 1990, originando quatro publicações técnicas. Pesquisador Sênior no Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Eletrometal S.A. Metais Especiais. Atuando na área de desenvolvimento de ligas com propriedades físicas especiais, para aplicação na industria eletro-eletrônica. Responsável pelo projeto, compra de equipamentos, instalação e operação de um laboratório para avaliação de propriedades magnéticas em materiais magneticamente moles. Pesquisador ponte para transferência de tecnologia entre as empresas Vaccumschmelze GmbH (Alemanha) e a Eletrometal na área de ligas especiais Fe-Ni.

Na Aços Villares S.A., Pesquisador Sênior do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, atuando no desenvolvimento de aços rápido e aços ferramenta. Os trabalhos foram relacionados ao desenvolvimento de novos produtos/processos, na melhoria de qualidade de produtos convencionais e no desenvolvimento de ciclos de tratamento térmicos. Pesquisador ponte para a transferência de tecnologia entre a empresa ABB Powdermet A.B. (Suécia) e Aços Villares para Aços Rápido/Metalurgia do Pó. Implantação da linha de Aços Ferramenta qualidade ISOMAX.

Professor Adjunto da Universidade de Mogi das Cruzes, responsável pela disciplina de Metalurgia Extrativa dos Metais Não Ferrosos do curso de Engenharia Metalúrgica e da disciplina de Materiais de Construção Mecânica e Tratamentos Térmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Mecatrônica. Professor do curso de Pós Graduação, Lato-Sensu, em Engenharia de Materiais e Coordenador do Curso de Pós Graduação, Lato Sensu, em Engenharia de Processos Metalúrgicos. Pesquisador do Núcleo de Pesquisas Tecnológicas da Universidade de Mogi das Cruzes, materiais metálicos, com atuação no desenvolvimento de produtos e processos, em especial no projeto de Nitretação sob Plasma, análise de falha em componentes, consultoria técnica, etc. Responsável pelos laboratórios da Divisão de Materiais do NPT, a saber: metalografia, tratamentos térmicos e superficiais, ensaios físicos e corrosão. Atualmente, Assessor Científico da Fundação de Amparo ao Ensino e Pesquisa, ligada à UMC.

Sócio proprietário e fundador da empresa Heat Tech Ltda atuando como Diretor Técnico responsável pela implantação de processos de tratamento térmico sob vácuo e superficiais de difusão sob plasma. Empresa voltada prioritariamente para o setor de ferramentas, moldes e matrizes. Responsável pelo setor de Pesquisa e Desenvolvimento de processos com três Patentes de Invenção.

Sócio proprietário e fundador da empresa HTS Tecnologia em Revestimentos Ltda, contituida de uma Joint Venture entre as empresas Heat Tech Ltda (Brasil) e Sputtek Inc (Canadá) atuando na área de Revestimentos PVD.

 

Histórico Acadêmico

- GRADUAÇÃO 1983: Engenheiro Metalurgista - Universidade de Mogi das Cruzes;
- MESTRADO - 1990: Engenharia Metalúrgica - Escola Politécnica da USP. Título: “Decomposição Isotérmica da Austenita em um Aço Inoxidável Martensítico do Tipo AISI 410”;
- DOUTORADO - 2000: Ciências e Tecnologia Nuclear - IPEN /USP. Título: “Características da Nitretação por Plasma do Aço Inoxidável Martensítico Tipo AISI 420”;
- Pós-DOUTORADO - 2005: Engenharia Metalúrgica - Escola Politécnica da USP. Área: “Processos de Difusão sob Plasma em Aços Inoxidáveis Austeníticos”.

 

Viagens Internacionais

1989 – Alemanha - (Eletrometal)
1991 – Japão - (Villares)
1992 – Europa: Suíça, Alemanha, Espanha, Suécia - (Villares)
1996 - Europa: Alemanha e Inglaterra - (UMC)
1998 – Venezuela - (Comunidade Europeia)
1998 – Espanha - (Comunidade Europeia)
2003 – Alemanha - (Heat Tech)
2006 – Itália - (FAPESP)
2007 – EUA - (FAPESP)
2008 – Canadá - (Heat Tech)
2009 – Canadá - (Heat Tech)
2010 – EUA - (FAPESP)
2011 – Argentina - (Heat Tech)
2013 - Inglaterra - (FAPESP)

Outras Informações relevantes: 45 Artigos em Periódicos Internacionais Indexados; 646 Citações; 11 Índice; 14 Índice i10 14; 93 Trabalhos em Anais de Eventos; 3 Capítulos de Livros; 24 Orientações Concluídas, sendo 7 de estagiários, 13 de iniciação científica, 3 de mestrado (Co-orientação) e 1 de doutorado (Co-orientação). Participação de 33 reuniões científicas no Brasil e 4 no exterior (entre 1993-2017). Em 1995 - Prêmio Monza de Engenheiro do Ano. Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo. Menção Honrosa - II Congresso de Iniciação Científica - Orientador, CNPq & UMC em 1999. Menção Honrosa - IV Congresso de Iniciação Científica - Orientador, CNPq & UMC (2001). Em 2016 recebeu Menção Honrosa – Associação Brasileira de Metalurgia, Materias e Mineração – ABM.