PhoenixTM Brasil

É uma constante preocupação da PhoenixTM projetar sistemas que suportem os mais diversos tipos de processos de tratamento térmico.

Os sistemas de monitoramento PhoenixTM viajam através do forno, coletando as temperaturas de até 20 termopares ligados ao produto ou distribuídos na carga para obter um equilíbrio térmico preciso. É facilmente colocado na linha, causando menos interrupções e dando uma imagem mais precisa da verdadeira temperatura do produto ou da carga. No final do teste, um poderoso pacote de software analisa os dados registados para determinar se a especificação foi atingida.

São sistemas que, apesar de terem uma linha com produtos seriados, muitos projetos são modificados para determinados clientes, tornando-se equipamentos únicos. Visando a constante satisfação do cliente e procurando a redução de custos, a PhoenixTM dividiu os sistemas em várias famílias para uma aproximação entre seus sistemas e as reais necessidades das empresas.

A família de sistemas TS01 é voltada a processos até 800°C, onde as barreiras térmicas da PhoenixTM têm por característica a pequena altura (pode ser colocada em locais com restrições de espaço), mas é capaz de proteger toda a linha de coletores de dados, inclusive os de 20 canais devido à dupla saída para os termopares. As barreiras desta família apresentam tiras de desgaste substituíveis pelo usuário para ajudar a prolongar o seu uso.

A família de sistemas TS02 é voltada a processos acima de 800°C, e por isso as barreiras são fortalecidas e reforçadas em pontos críticos para minimizar a distorção. As barreiras térmicas da série TS02 são projetadas para oferecer proteção total ao coletor de dados em condições extremas. Suas alças de transporte e fixação são reforçadas. Apesar das condições adversas a que é exposta, tem uma excelente vida útil.

Se seu processo ultrapassa 1.000°C, os sistemas indicados são os da família TS03 onde além da própria estrutura reforçada, esta é preparada para grandes gradientes de temperatura com quase nenhuma distorção em suas dimensões. A superfície externa destas barreiras é feita de material especial para altíssimas temperaturas, resistindo até 1.200°C.

Caso o seu processo seja acima de 1.200°C e por um período longo de tempo, a linha de produtos TS07 vai lhe atender de forma satisfatória. As barreiras térmicas da série TS07 foram especialmente desenvolvidas para processos de reaquecimento de placas de aço e tarugos onde as temperaturas são extremas e os tempos de processo são longos. Fabricados a partir de materiais com alta proteção térmica, usando camadas de isolamento e tecnologia resfriamento por evaporação, estas barreiras térmicas são construídas para suportar o uso repetido nestes ambientes agressivos, até 1.350°C.

Casos intermediários que contenham em seu processo mergulho em água ou até óleo serão atendidos pelas famílias de barreiras TS06 e TS12 respectivamente.

As barreiras térmicas da série TS06 são construídas para tratamento de solubilização e envelhecimento onde a alta temperatura e mergulho em água fazem parte do processo. Estes sistemas usam o princípio da evaporação de água para manter o coletor de dados resfriado dentro do forno. A barreira é reabastecida durante o mergulho na água e, assim, pode voltar a se submeter a um novo período de aquecimento como é normal em tratamentos térmicos em alumínio ou aço inoxidável. Durante a têmpera, uma vedação estanque à água é mantida usando juntas reforçadas e buchas de compressão em aço inoxidável em torno dos termopares, oferecendo máxima proteção para o coletor de dados.

A cementação em um forno de têmpera integrada (IQ) é um processo de tratamento de térmico padrão para a fabricação de engrenagens, onde o óleo é o meio de resfriamento rápido mais utilizado. Durante a têmpera em óleo, produtos dentro de um lote podem, às vezes, ter problemas de distorção, que pode ter várias causas, incluindo padrões de fluxo, variações de temperatura, entre outros. O controle da temperatura nas várias profundidades dentro do produto e locais em torno da carga pode fornecer informações valiosas sobre o perfil de temperatura da peça ao longo do ciclo de aquecimento e resfriamento completo. No entanto se o monitoramento de temperatura através de um coletor de dados externo ao forno não seja possível, o sistema PhoenixTM Oil Quench, que é capaz de viajar por todo o processo com os produtos, é a resposta. O sistema PhoenixTM Oil Quench pertence a nossa família de produtos TS12.

Se por qualquer motivo seu processo não está entre os apresentados aqui, a PhoenixTM pode, mesmo assim, ajudá-lo.

Com um perfil térmico aproximado de seu processo, tipos de peças que trabalha e seus requisitos de processo, podem ser projetados e fabricados um sistema especial para sua empresa.

A PhoenixTM está em constante desenvolvimento e pronto para quaisquer novos desafios.

 

Sobre a empresa

 A PhoenixTM Brasil Ltda é uma empresa especializada em Termógrafos e Termopares, dando orientação em suas cotações, treinamento especializado em seus produtos, manutenção, calibração a todos os equipamentos e respectivos acessórios comercializados.

Trabalha com soluções em monitoramento e controle de temperaturas através de sistemas importados e nacionais, tendo parcerias com várias empresas neste setor.

A PhoenixTM LTD, com sede na Inglaterra, projeta e fabrica sistemas de perfis de temperatura para processos de tratamento térmico industriais, como tratamento térmico de alumínio e aço, reaquecimento de placas (siderúrgicas), recozimento de vidro, flexão de pára-brisas, queima da cerâmica, brasagem de radiadores, pintura a pó ou líquida (cura de pintura).

 

Contato

PhoenixTM Brasil
Rua Orville Derby, 108 – Conjunto 23
Mooca, São Paulo (SP)
(11) 2966-0033 / (11) 2081-1237 / (11) 3209-3793 / (11) 98265-0003 – WhatsApp
phoenixtm@phoenixtm.com.br
www.phoenixtm.com.br