O Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE) da FAPESP está completando 20 anos. O programa foi iniciativa pioneira de uma agência brasileira de fomento à pesquisa científica ao conceder recursos não reembolsáveis diretamente para a pequena empresa realizar pesquisa no ambiente empresarial.
Para marcar o início das comemorações dos 20 anos do Programa, a FAPESP realizou uma cerimônia 29/06, às 10h30, no auditório da Fundação.
Lançado em 18 de junho de 1997, o programa já apoiou 1.100 pequenas empresas de base tecnológica, situadas em 127 cidades no Estado de São Paulo. Essas empresas realizaram, ao longo das últimas duas décadas, 1.788 projetos de pesquisa, que resultaram no desenvolvimento de uma série de produtos, processos e serviços inovadores, além da criação de milhares de empregos e na dinamização da economia dos municípios onde estão localizadas.
São produtos inovadores com impacto em setores como saúde, agricultura, defesa, sensoriamento remoto, automação e processos industriais, educação.
Do total de 1.788 projetos apoiados, 1.668 são projetos de empresas nas fases 1 e 2 do Programa – voltadas, respectivamente, à demonstração da viabilidade e ao desenvolvimento do produto, processo ou serviço inovador – e 120 no âmbito de um acordo da FAPESP com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para apoiar a inserção da inovação no mercado, por meio do Programa de Apoio à Pesquisa em Empresas (PAPPE).
No total, a FAPESP já destinou R$ 360 milhões ao Programa nas duas primeiras fases.
Na cerimônia, foi anunciados os 48 projetos de pesquisa selecionados no 4º ciclo de 2016 do Programa PIPE.
“Em 1997, [com o PIPE], a FAPESP deu início a um novo tipo de atividade, que foi a de apoiar diretamente pequenas empresas empreendedoras, em colaboração com as universidades e institutos de pesquisa – uma área que até então atraía pouco apoio do setor privado”, disse José Goldemberg, presidente da FAPESP, em uma publicação que conta a história dos 20 anos do PIPE, que foi lançado durante o evento.
“O PIPE é hoje o maior programa de apoio de startup do país e teve um impacto transformador na área de inovação tecnológica no Brasil”, avaliou.
O livro sobre os 20 anos do PIPE pode ser baixado clicando aqui.