O Grupo Aprenda realizou em 20 e 21 de junho o 10º Seminário de Forjamento, que comemorou assim 10 anos ininterruptos de sua realização. O evento fez parte do II Congresso de Conformação Metálica, e foi realizado nas dependências da FSA, Fundação Santo André localizado na cidade com o mesmo nome.
Além do 10º Seminário de Forjamento, o II Congresso de Conformação Metálica, também sediou os eventos: 5º Seminário Tecnologia de Estampagem, sob a coordenação técnica de João Henrique Correa de Souza; o 2º Seminário de Soldagem com a coordenação técnica de José Castillo Lara e o 2º Encontro Especialistas de Elementos de Fixação (Fastening) sob a coordenação técnica de Roberto Garcia.
O Seminário Forjamento foi criado em 2013 ano em que foi realizado no Hotel Plaza Vinhedo, localizado em Vinhedo, interior de São Paulo. E foi realizado nestes 10 anos em diferentes localidades e instalações, como fábricas, caso da Eaton Valinhos e Prensas Schuler; instituições de ensino como FEI e agora na FSA; instituições de pesquisa, caso do IPT; e também on-line durante os anos de pandemia.
Como já vem acontecendo há alguns anos, o evento teve a coordenação técnica do Prof. Dr. Mauro Moraes de Souza do Centro Universitário FEI. Mauro Moraes, como um dos Key Speakers do Congresso, apresentou na abertura do evento a palestra: Alinhamento de Expectativas para o Congresso, Reflexões Sobre o Setor Produtivo e os Caminhos para Sustentabilidade na Conformação Metálica.
Roberto Garcia – Coordenador Técnico Encontro Fastening, Sergio Milatias – Revista do Parafuso
Palestrantes e funcionários da EATON Valinhos e Udo Fiorini
Após a sequencia de palestras da abertura, já na sala específica do Seminário do Forjamento, foram apresentadas nos dois dias do evento as seguintes palestras:
Alisson Duarte, 6Pro Virtual And Practical Process – Como o QForm UK Contribui para a Eficiência da Indústria do Forjamento
Tiago Chalinski, Viemar Indústria Automotiva – Forjamento a Frio em Aços Tratados Térmicamente
Jose Santaella Redorat Jr., Santec Tecnologia em Soldagem – Aumento de Vida de Matrizes com Soldagem
Ana Paola Villalva Braga, IPT – R$ 15 Milhões para Pesquisa em Matrizes de Forjamento – Conheça o Novo Edital da Linha IV do Rota 2030
Leandro Pasti, Rodolfo Fonseca, Inductotherm Group Brasil – Flexibilidade em Sistemas de Aquecimento por Indução para Conformação de Metais
Guilherme Goulart, MAXIFORJA – Estratégias para Parametrização de Processo de Forjamento Completo em Simulação Numérica – Caso Prático
Oswaldo Ravanini, Transvalor Americas – O Uso da Otimização Automática na Simulação de Conformação com o FORGE NxT 4.0
André Rosiak, UFRGS – Conformação 4.0: A Revolução da Indústria Metalmecânica Através da Inteligência Artificial
Felipe Oliveira, Huender Trajano, Metalúrgica Onix – Aumento da Vida Útil de Matrizes de Forjamento a Quente com o Auxílio do QForm UK
Mário Teixeira Neto, EATON Valinhos – Manutenção Centrada em Confiabilidade (RCM) em Forjaria
Jaderson Melo, EATON Valinhos – Tecnologias Disruptivas em Ambiente de Forjaria
Alliston Oliveira Souza, Matheus Alencar Benevides – CIE Forjas Minas – A Importância da Análise de Elementos Finitos como Ferramenta no Desenvolvimento de Novos Produtos
Udo Fiorini, Oswaldo Ravanini, Don Pham – Transvalor Americas
Leandro da Silva, Udo Fiorini e Alessandro Evers – Metalúrgica Schwarz
Udo Fiorini, Alisson Duarte, Ricardo Viana – SIXPRO
Stand AutoForm
Durante a realização do seminário, a Diretora Geral e filha do Presidente Fundador da VIEMAR Indústria Automotiva, Juliana Toniolo Vieira Salis entregou ao palestrante Tiago Nunes Chalinski, Coordenador da Engenharia de Corte e Conformação da empresa, uma placa de homenagem por representar a empresa no evento.
Udo Fiorini, Tiago Chalinski, Juliana Toniolo Vieira Salis, Mauro Moraes de Souza
A empresa Metaltork, uma das patrocinadoras Ouro do Congresso e participante com palestras Key Speaker e no Seminário Fastening, ofereceu a inscritos no evento a possibilidade de visita técnica às suas instalações. A visita foi realizada no dia 22 de junho, portanto no dia posterior ao final do Congresso. A Metaltork, fabricante de elementos de fixação, possibilitou visita aos seus departamentos de conformação, tratamento térmico, usinagem, entre outros setores.
Grupo participante da visita técnica à Metaltork
Finalizando o Congresso, Mauro Moraes apresentou a palestra Reflexões Finais sobre o 2º Congresso de Conformação Metálica – Aprendizados, Highlights, Contribuições para o Ambiente Brasileiro de Conformação.
O próximo Congresso de Conformação Metálica, que passa a se chamar 3º CCM – Congresso de Conformação Metálica, está previsto para acontecer em 18 e 19 de Junho de 2024 em local a ser divulgado nos próximos meses.