Inside Expomafe: FEIMEC 2018 vai reunir 500 expositores e 700 marcas, em ritmo de recuperação da economia

No terceiro dia da EXPOMAFE, no São Paulo Expo, 11 de Maio, foi lançada oficialmente a segunda edição da FEIMEC – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, que será realizada de 24 a 28 de Abril de 2018.

Em sua segunda edição, a feira vai reunir 500 expositores que representam 700 grandes marcas de máquinas e equipamentos, automação, controle e medição, ferramentas e dispositivos, solda e tratamento de superfícies, máquinas-ferramenta, válvulas, bombas e compressores e outros segmentos ligados à cadeia de bens de capital mecânicos, além de prestadores de serviço e agências de fomento.

A feira vai ocupar 50 mil metros quadrados – 16% a mais que a primeira edição – do São Paulo Expo, maior e mais moderno pavilhão de exposições da América Latina. São esperados 50 mil visitantes compradores e profissionais (50% a mais que em 2016), das indústrias metalúrgica, automotiva, de autopeças, eletroeletrônica, embalagens, alimentos e bebidas, petróleo e gás e de diversos outros segmentos econômicos. A maior parte deles é responsável pelas compras nas empresas ou tem papel importante no processo decisório.

O incentivo às exportações será mantido na próxima edição com a realização das Rodadas Internacionais de Negócios organizadas pelo Programa BMS, uma parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ). Em 2016, as Rodadas reuniram 40 empresas nacionais e 17 compradores de nove países. As 250 reuniões realizadas resultaram em US$ 10,5 milhões de novos negócios.

A exemplo da edição anterior, a FEIMEC 2018 mantém o foco no desenvolvimento técnico e profissional do setor por meio de seminários, palestras e workshops sobre temas que têm impacto direto no presente e futuro da indústria de bens de capital.

A FEIMEC é a feira oficial do setor de máquinas e equipamentos, uma iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, da Informa Exhibitions e de mais de 30 entidades setoriais. O evento marca o início da segunda fase do projeto de novas feiras industriais, iniciado em 2016 com a primeira FEIMEC, e que tem como base a tendência mundial de as entidades assumirem o comando sobre seus eventos, a fim de colaborar para a melhoria das empresas, fomentar os negócios e promover o desenvolvimento do setor.

 

Oportunidades

Durante o lançamento da FEIMEC 2018, o economista Ricardo Amorin ministrou palestra para os expositores da EXPOMAFE, em que reforçou que a economia encontra-se atualmente no ponto de inflexão depois da pior crise dos últimos 115 anos. Com base na análise de crises anteriores, Amorin acredita que a recuperação da economia em 2017 e 2018 será ainda mais robusta do que indicam as previsões. Para ele, não será surpresa se o Produto Interno Bruto brasileiro registar alta de 5% a 6% no próximo ano, muito acima dos 2,5% previstos.

“Houve uma virada na confiança. Confiança gera expectativa, que historicamente é sempre superada pelos resultados reais”. O economista prevê queda da taxa de juros, manutenção do câmbio e aumento do emprego e consumo. Mas destaca que é na fase atual que se dão as grandes oportunidades, e que a indústria de bens de capital tem papel predominante no processo de retomada do crescimento.