A Schmersal investe no desenvolvimento de soluções que garantam o bem-estar no ambiente de trabalho industrial. Para atender as especificações técnicas exigidas pela Norma Regulamentadora 12 (NR 12) no segmento de máquinas de ferramentaria, a empresa conta com duas famílias de produtos: as proteções articuladas e o sistema de controle BMC.
“Imagine um colaborador de ferramentaria que trabalha há 15 anos nas mesmas máquinas e nunca sofreu acidente algum. Por ter domínio pleno dos maquinários, acredita que está seguro. Porém, quando a confiança é grande, os descuidos são frequentes e, infelizmente, podem terminar num acidente” contextualiza Pedro Soares, coordenador de produtos da Schmersal.
As proteções articuladas adéquam equipamentos como tornos, fresas, furadeiras, esmeris antigos, bem como novos maquinários que ainda não estão de acordo com a NR 12. Dentre as diversas vantagens das soluções da Schmersal está o fato de que as proteções mecânicas já possuem os dispositivos de segurança necessários. Um exemplo de aplicação prática são os tornos horizontais, que necessitam da proteção da castanha e da parte móvel do torno, além de um botão de emergência. Para tal demanda, a Schmersal oferece a solução ideal com o monitoramento por um módulo de segurança, como o sistema de controle BMC.
Utilizado para acionamento de comandos e, principalmente, no monitoramento de funções de segurança, o BMC alimenta dois contatores que são ligados diretamente em motores monofásicos ou trifásicos comumente utilizados em máquinas de ferramentaria, com ou sem a opção de sistema de frenagem por corrente contínua. O módulo é designado para supervisão de até 4 dispositivos de segurança tais como chaves, sensores magnéticos, sensores eletrônicos para proteções móveis, assim como parada de emergência e cortinas de luz, podendo atingir categoria de segurança 4, PLe e SIL3.
As proteções articuladas em conjunto com o BMC são a solução ideal para quem busca uma adequação rápida e de fácil instalação de segurança em suas máquinas.