Recentemente, a Airbus nos deu um vislumbre do processo de produção enquanto trabalha para construir cinco novos cargueiros modelo Beluga XL (clique aqui para ver o vídeo). O Beluga é um modelo de cargueiro conhecido como super transporter.
Mas o que é um super transporter? São estas aeronaves de transporte de carga maciça que podem transportar componentes de aeronaves de grandes dimensões. Por exemplo, eles podem transportar partes completas de aeronaves Airbus produzidas em vários lugares da Europa até a linha de montagem. A tática ajuda a acelerar a montagem final.
Atualmente, a empresa possui cinco Belugas regulares em operação, mas planeja ter o XL colocando-os no ar até 2019 – embora os Belugas regulares venham a ser progressivamente aposentados até 2025.
O Beluga XL é 6,95 metros mais longo, 1,66 metro mais alto e terá 30% mais de capacidade que a geração anterior. O XL também expandirá a capacidade de elevação da carga útil em seis toneladas.
Antes de voarem, os Beluga XL precisarão de energia. De acordo com a empresa, o processo de inicialização deve começar até o final deste ano. Atualmente, a empresa está trabalhando na parte de sistemas, mecânica e integração elétrica, e a seção de cauda será adicionada logo após estes processos.
Em seguida, a empresa começará a trabalhar na adição da porta do convés principal dianteira, programada para dezembro.
A produção está ocorrendo na principal instalação industrial da Airbus no sudoeste da França e quase 75% da montagem estrutural do primeiro XL já foi concluída.
No próximo verão europeu, a Airbus espera iniciar a longa certificação de teste de voo, que levará cerca de dez meses. A empresa trabalha no Beluga XL desde novembro de 2014, mas uma vez que as duas primeiras já estejam em operação, a empresa pretende produzir um XL por ano. Espera-se, que como seus predecessores, possam durar pelo menos 30 anos.