ABB e Kawasaki anunciam cooperação para automação de robô colaborativo

A ABB e a Kawasaki Heavy Industries, dois fornecedores mundiais de robô e automação industrial, anunciaram que unirão forças para dividir conhecimento e promover os benefícios dos robôs colaborativos, especialmente nos projetos de dois braços. A cooperação global terá início imediatamente.

Com a nova parceria, que é a primeira do mundo com foco em “robôs colaborativos” (ou cobots), as duas fabricantes continuarão produzindo e comercializando seus produtos de forma independente, mas trabalhando juntas em oportunidades técnicas e de divulgação. Essas oportunidades envolvem instruir os legisladores, as ONGs e o público em geral sobre os benefícios da automação colaborativa, além de criar abordagens padrão à segurança, programação e comunicação no setor.

A colaboração entre pessoas e robôs e máquinas e processos é cada vez mais importante, com a produção de diversos setores migrando de lotes maiores com pouca variação para baixos volumes com mix variado. Isso significa mais variabilidade e intervenção humana. A automação colaborativa permite que pessoas e robôs contribuam com seus pontos fortes distintos — pessoas oferecem conhecimento sobre o processo, percepções e improvisação para mudar, enquanto os robôs oferecem resistência inesgotável para tarefas repetitivas.

A cooperação também representa uma colaboração internacional, com a ABB sendo a maior fornecedora de robôs da Europa e a Kawasaki uma das gigantes da Ásia no ramo industrial. “A escala e o ritmo da mudança no mercado de robótica hoje é inimaginável”, afirmou Per Vegard Nerseth, diretor-geral da unidade de robótica da ABB. “Além das tecnologias por trás da automação colaborativa, há também a necessidade de criar novas formas de se trabalhar em conjunto e criar abordagens padrão à segurança, à programação e à comunicação no setor”.

“Robôs colaborativos, principalmente os com dois braços capazes de interagir com humanos, podem contribuir muito para a sociedade e ajudar o mundo a lidar com a falta de profissionais e o envelhecimento da força de trabalho. Vemos muito potencial na expansão de aplicações e processos colaborativos em que pessoas e tecnologia trabalham juntas para criar soluções”, disse Yasuhiko Hashimoto, diretor executivo e gerente geral da divisão de robôs da Kawasaki. “A parceria entre a ABB e a Kawasaki para criar automação colaborativa avançada e mais fácil de usar é uma ótima notícia.”

A ABB é conhecida pelo robô de dois braços YuMi, o primeiro robô verdadeiramente colaborativo do mundo. O YuMi possibilita que pessoas e robôs dividam tarefas comuns, como montar eletrônicos pequenos, com segurança.

A Kawasaki está oferecendo um inovador e singular robô SCARA de dois braços, o “duAro”, que foi desenvolvido com base na aplicação extensiva de conhecimento prático e que pode colaborar com segurança com humanos no ambiente de trabalho.

O primeiro trabalho dessa parceria foi uma demonstração de um robô de dois braços colaborativo em Tóquio, Japão.