A empresa Alu Menziken Euromotive GmbH, localizada na Alta Áustria, utiliza o método de soldagem LaserHybrid para soldar perfis de extrusão. Em comparação com a difundida soldagem de fricção com rotação (Friction Stir Welding), esse método apresenta vantagens decisivas: é resistente a desgaste, saliências no material não são problema e é possível soldar tanto cordões de topo quanto soldagens em ângulo com esse método.
Por isso, a Alu Menziken investiu num sistema de soldagem LaserHybrid para a produção de componentes de reservatórios de bateria e está conquistando significativas vantagens nos processos com a tecnologia de soldagem e de robô da Fronius Welding Automation e Fanuc.
A fornecedora automotiva foi fundada em novembro de 2014 como filial inteiramente pertencente à empresa suíça Alu Menziken Extrusions AG. Cerca de 700 colaboradores trabalham no grupo todo, 150 deles em Ranshofen, ali desenvolve e produz modernos componentes e sistemas de construção leve em alumínio para a indústria automobilística e aeronáutica. No segmento automotivo, os austríacos fizeram um nome como fornecedores para fabricantes premium, construtores de carros esportivos e mobilidade elétrica. Componentes e módulos típicos são sistemas de crash management, estruturas de assentos, sistemas de capotamento e caixas de bateria.
Além da experiência, da flexibilidade e do desenvolvimento competente, os fabricantes automobilísticos estimam principalmente a integração vertical e o elevado know-how de produção da Alu Menziken. Antes de surgirem os protótipos dos elementos de reservatórios de bateria, todos os desenhos de construção são verificados quanto à sua viabilidade e a sequência de processos é simulada. É testado se todas as peças são viáveis em termos de soldagem e fusão e, conforme a necessidade, são sugeridas correções como o aumento de um raio ou a alteração de uma barra.
Para a Alu Menziken, o futuro se chama LaserHybrid
A Alu Menziken aposta na soldagem LaserHybrid, esse método permite soldagens em ângulo e evita áreas de fuga desnecessárias. LaserHybrid combina um raio laser com um processo de soldagem MIG numa mesma zona de processo. O raio laser, bem concentrado e direcionado para o cordão de soldagem, possui uma densidade de energia bem elevada. Assim o alumínio evapora e penetra fundo na matéria prima básica. O processo MIG que se segue ao laser serve para preencher o cordão e gera uma excelente ligação dos flancos. O calor introduzido adicionalmente concede tempo para o material volatilizar, reduzindo assim a deterioração dos poros em comparação com a soldagem a laser pura.
Tecnologia de soldagem e de robô da Fronius e Fanuc
O projeto foi desenvolvido com base numa parceria: a engenharia mecânica e tecnologia de soldagem vieram da Fronius Welding Automation, os robôs e o laser de fibra da Fanuc. A Alu Menziken já havia tido boas experiências com a Fronius antes, pois já utiliza com sucesso fontes de solda das s
éries TPS e TPS/i para a soldagem manual e a soldagem com robô há algum tempo.
“A Fronius nos impressiona com seu suporte exemplar. Quando precisamos de ajuda, logo aparece alguém. Problemas menores nós resolvemos pelo telefone ou via manutenção remota. Além disso, a Fronius oferece cursos de aperfeiçoamento periodicamente para técnicos em soldagem. O bom ambiente empresarial também é importante. Isso sem falar no fato de os equipamentos da Fronius quase nunca falharem, já que apenas componentes de alta qualidade são utilizados“, elogia Sven Esterbauer, tecnólogo em soldagem na Alu Menziken. Norbert Dickinger concorda com seu colega: “Nesse projeto, o suporte da Fronius também foi exemplar.”
Antes mesmo da nova célula de soldagem com robô ter sido concebida, a Fronius já soldava os primeiros experimentos em Thalheim. Após resultados satisfatórios, o sistema foi projetado e fabricado. Na etapa seguinte, a Alu Menziken disponibilizou um dispositivo de soldagem com sistema tensor de ponto zero para outros experimentos e verificações de parâmetros. Em seguida, a célula de soldagem com robô, incluindo posicionador H, foi construída em Ranshofen. „Junto com a Fronius, otimizamos então todos os parâmetros. É assim que se imagina uma grande parceria“, complementa Dickinger.
Para a automatização do sistema de soldagem, a Alu Menziken optou pela Fanuc: a especialista forneceu não apenas o robô mas também a fonte de laser. Uma vantagem que se reflete na excelente sincronização entre a velocidade do robô e o desempenho do laser. Outros pontos positivos foram o fácil uso e a fácil programação do robô.
Confira as Últimas Notícias do Portal
Produtor de aço Saarstahl AG instala lingotador continuo de 5 veios