Fabricantes de ferramentas de conformação metálica para as indústrias automotiva e de seus fornecedores na Alemanha enfrentam grandes desafios – que dificilmente podem ser superados sem auxilio. O VDMA, Verein Deutscher Maschinenbau-Anstalten (Associação Alemã de Fabricantes de Máquinas e Instalações Industriais), exige ação.
“No segmento de clientes automotivos, ao qual minha empresa Kuhn & Möhrlein também pertence, são cinco para as doze”, diz Volker Schäfer, que é o novo vice-presidente da VDMA Toolmaking desde dezembro de 2019, descrevendo a situação atual no seu subsetor. As empresas estão inativas há cerca de um ano porque os clientes não estão emitindo pedidos na fase de transição devido à incerteza da direção futura da engenharia automotiva. As consultas também caíram extremamente.
No final de sua própria liquidez
Os fornecedores de autopeças também não estão mais indo bem. É por isso que os clientes Tier-1 já estão tentando obter liquidez na fabricação de ferramentais.
“No entanto, algo assim está fadado ao fracasso, porque você não pode alcançar o bolso de um homem nu, quer dizer que a maioria dos ferramenteiros alcançou o fim de sua própria liquidez e logo terá que começar a dispensar ou já reduziu sua força de trabalho em uma extensão considerável” continua Schäfer. No entanto, isso teria um impacto dramático em sua futura capacidade de entrega e competitividade no mercado mundial.
Mesmo que se possa supor que a maioria dos fabricantes de automóveis chegue ao mercado europeu nos próximos anos com veículos novos, parcialmente elétricos ou híbridos, produzidos na Europa e também precise de ferramentas novamente – o “período seco” será muito longo e para algumas empresas pode demorar demais. “Isso avalia mal a importância estratégica da fabricação de ferramentas, porque, como Bob Williamson, presidente da ISTMA (International Special Tooling and Machining Association – Associação Internacional de Máquinas e Ferramentas Especiais), diz repetidas vezes: “Não há produção em série sem a fabricação de ferramentais!” continua Schäfer.
A fabricação de ferramentais pode morrer?
Schäfer assume que a maioria das empresas ficará sem liquidez nos próximos três meses e que as empresas alemãs individuais desaparecerão do mercado para sempre. Depois disso, os clientes terão que procurar em outras partes do mundo por ferramentais para carrocerias. Além disso, pode-se esperar a perda de décadas de know-how na indústria, o que ainda hoje garante uma qualidade extremamente alta da ferramenta e a qualidade da peça produzida com estas ferramentas.
Enquanto os ferramenteiros alemães estão assustados, uma indústria de ferramentas líder de mercado está surgindo na China, principalmente devido a subsídios estatais. “Basicamente, não há nada a dizer contra a concorrência – e se for justa, estamos felizes em enfrentá-lo com nossos excelentes produtos. Em relação à China, tenho minhas preocupações com justiça. Exigimos condições equitativas!”, explica Schäfer.
O vice-presidente da VDMA Toolmaking pode imaginar que concorrentes estrangeiros de fabricantes de veículos chineses se classifiquem como clientes B atrás da concorrência chinesa. Portanto, é de se temer que os fabricantes de veículos europeus enfrentem sérias desvantagens competitivas no mercado mundial em todos os segmentos de veículos – incluindo a classe de luxo. Isso pode ter consequências para outros trabalhos relacionados ao setor automotivo.
É necessário apoio político
Para evitar que o pior aconteça, Schäfer aconselha se tornar ainda mais competitivo. “No curto prazo, precisamos de liquidez – preferencialmente de investidores e bancos privados – e instrumentos como trabalho de curta duração para transpor tempos de poucos pedidos. Também precisamos de apoio político aqui. Nós somos fortes apenas juntos! Todo empreendedor e tomador de decisão deve informar pessoalmente seus candidatos de todos os partidos que não estamos perdendo apenas um setor essencial para nossa produção industrial, mas que isso também pode levar a um efeito dominó que põe em risco muitos outros empregos altamente qualificados no setor automotivo”, adverte Schäfer.
Além disso, a VDMA lançou a iniciativa Fairness +, aberta a todos os envolvidos na cadeia de valor, desde a ferramenta até o produto final, como uma plataforma para a cooperação baseada em parcerias. Todos os fornecedores, produtores de peças e clientes são convidados a participar dessa iniciativa e a expandir sua competitividade no mercado mundial com base nos valores e medidas ali formulados. “Porque deve ficar claro para todos os tomadores de decisão dos fabricantes de automóveis e seus fornecedores de sistemas e componentes que aqui na Europa eles só têm a chance de sobreviver junto com as ferramentarias em uma parceria real”, conclui Schäfer.
Artigo originalmente publicado em alemão em 04/03/2020 por MM MaschinenMarkt, Alemanha. Traduzido e publicado com autorização dos autores.