Rebitagem da Fuselagem da Aeronave

A Tox Pressotechnik, o Instituto Fraunhofer de Grandes Estruturas em Tecnologia de Produção (IGP – Fraunhofer Institut für Großstrukturen in der Produktionstechnik) e o fabricante de aeronaves Airbus analisaram a questão de como a montagem final da aeronave pode ser mais produtiva e ergonômica. Eles equiparam um robô colaborativo com uma ferramenta manual Tox, permitindo assim o uso do método de conexão eficiente por rebites de punção sólida (VSN – Verbindungsverfahren Vollstanznieten).

No maior fabricante europeu de aeronaves, o Airbus A320 tem grande procura e a nova família Airbus A350 também está em ascensão. Até o momento, foram produzidas cerca de 10.000 aeronaves de corredor único da família 320. Por esse motivo, a Airbus aumentou as taxas de produção e por outro lado, quer usar novas tecnologias de produção para fazer a montagem final, que tem sido principalmente manual, mais eficiente.

No momento, os suportes longitudinais, chamados longarinas, são conectados entre si manualmente usando acoplamentos de longarinas e rebites sólidos convencionais. No futuro, no entanto, rebites de punção solidos serão usados aqui. O processo promete uma redução significativa nas etapas relevantes do processo, o tempo de processamento por conexão de rebites e, portanto, o tempo de montagem por segmento e, finalmente, a carga de trabalho do pessoal da montagem. O comprovado processo de rebitagem por punção sólido é bem conhecido da construção automotiva e também é usado em áreas relevantes para a segurança. Para qualificar esta rebitagem completa e otimizá-la para a aplicação assistida por robô na montagem final da aeronave, as empresas Airbus Operations, Tox Pressotechnik e Fraunhofer IPG se uniram a um projeto de cooperação e desenvolveram uma solução convincente.

Conectar Segmentos de Avião em Condições Difíceis

Basicamente, a tarefa era: Como você obtém a força de prensagem necessária de maneira rápida e flexível com o mínimo de esforço físico possível ao rebitar segmentos de grande formato na montagem final da aeronave? As altas forças de prensagem que ocorrem com a rebitagem com rebites de punção sólido são um desafio particular. O design do suporte para as ferramentas de rebitagem e o manuseio devem ser correspondentemente estáveis, o que leva a um peso relativamente alto da ferramenta de rebitagem com punção sólido.

A solução desenvolvida em conjunto, pelo lado do hardware é essencialmente uma ferramenta manual especialmente desenvolvida e integrada com controle e sensores do sistema modular TOX, uma alimentação de rebites e um sistema de robô colaborativo modificado com uma carga máxima de dez quilos. A empresa adaptou os alicates manuais TOX, que pode rebitar até cinco rebites diferentes no comprimento, com relação às dimensões de construção / garganta da estrutura C, dispositivo de retenção, alimentação de rebites, perfuração / matriz, alças / ergonomia e encaixe no robô colaborativo. O pacote de potência TOX X-ES gera a força de prensagem do cilindro hidráulico integrado na ferramenta de prensagem do rebite. Uma linha de conexão de dez metros de comprimento para a pneumática, hidráulica e elétrica permite operação extremamente flexível em termos de manuseio.

A Tox Pressotechnik foi responsável pelo hardware e controle, fornecimento da ferramenta de rebitagem com rebites de punção sólida, incluindo alimentação de rebites e robô como um

sistema completo funcional e o Instituto Fraunhofer IGP desenvolveu a integração e conexão do robô ao sistema.

As vantagens relacionadas à produção com este sistema incluem a eliminação do pré-processamento, configuração simples e reproduzível e com garantia de qualidade dos rebites de punção sólida, aliviando o pessoal da montagem do esforço físico e da alta eficiência do trabalho. Além disso, a aquisição de dados do processo significa maior transparência nos processos de união e garantia de qualidade efetiva na montagem final da aeronave.

Fonte: Tox Pressotechnik

Legendas: Foto em destaque – Montagem de uma conexão de longarina com a ajuda de um robô colaborador na
fuselagem de um avião
Foto à direita –  A Tox Pressotechnik modificou a ferramenta de rebitagem para uso no braço do robô portátil.


Confira as Últimas Notícias no Portal

Kapp Niles Metrology adquire os direitos de software da Metrotek