UPC

UPC Marathon Instala Gerador Endotérmico de Grandes Proporções no Brasil

A UPC Marathon, empresa do grupo Nitrex, instalou recentemente no tratamento térmico da empresa Metalúrgica FEY um gerador de gás endotérmico com capacidade de geração de 200 m³/hora de endogás, possuindo vários diferenciais e novas tecnologias. A Metalúrgica Fey Ltda é uma das maiores fabricantes de fixadores do Brasil. A empresa está localizada em Indaial, Santa Catarina, na região sul do Brasil, onde conta com uma área construída de 40.000m² e capacidade para produzir 2.500 toneladas de fixadores por mês.

Marcio Boragini, gerente geral da UPC Marathon no Brasil, comenta: “A primeira característica a se destacar do gerador é o tamanho, provavelmente um dos maiores em funcionamento no Brasil, não me lembro de ter visto algum maior. Muitas empresas possuem maior capacidade de geração mas dividida em vários geradores menores. Este gerador possui capacidade de 200 m³/hora de endogás dividido em 2 câmaras de aquecimento com 6 mini retortas de 4” cada e aquecido por resistências Kanthal de SiC de baixa manutenção”.

A UPC, iniciais de United Process Controls, opera a nível mundial em controle e automação de processos industriais nos mercados de tratamento térmico e combustão. A UPC foi formada em 2012 como resultado da fusão das empresas Furnace Controls Corp. (EUA), Marathon Monitors Inc. (EUA) e Waukee Engineering Company Inc. (EUA).

Em 2017, a UPC aumentou seu portfólio de produtos e soluções especializadas em medição de fluxo industrial e controle de atmosfera ao adquirir a Atmosphere Engineering Company. Além destas marcas faz parte ainda a Process Electronic (Alemanha). Recentemente o portfólio do grupo aumentou com a aquisição da fabricante de fornos a vácuo G-M Enterprises.

Marcio detalha o funcionamento do gerador por ele instalado nas dependências do cliente: “A ideia de 2 câmaras é que podem ser utilizadas individualmente ou em conjunto proporcionando versatilidade na produção sob demanda, produzindo somente o que os fornos estão consumindo, sem desperdício, graças ao sistema de injeção EndoInjector. Assim permite atender qualquer necessidade da fábrica entre 20 a 200 m³/hora de endogás em tempo real. Além do EndoInjector para cuidar da qualidade e quantidade da mistura a outra grande inovação é o sistema de mini retortas com tecnologia Reaction Core de catalisador de alta eficiência. O conjunto possui alta disponibilidade e baixíssima manutenção, temos no Brasil gerador com essa tecnologia rodando a mais de 3 anos sem nunca ter trocado as retortas ou o catalisador.”

Para facilitar a manutenção e custos de operação o gerador é totalmente refrigerado a ar, não necessitando de água para resfriamento o que significaria um sistema externo de torre de resfriamento e a manutenção envolvida.

Todo o sistema é automatizado por CLP e IHM em português e após setado não necessita de intervenção do operador, controlando automaticamente o ponto de orvalho e a vazão do endogás. Possui também um analisador de CH4 para garantir que o gás está sendo gerado com qualidade e avisa se houver necessidade de burnout que pode ser realizado automaticamente por receitas no CLP.

Márcio finaliza afirmando que “Além da alta qualidade e estabilidade no endogás produzido este gerador tem se destacado pela significativa redução de custo em relação à atmosfera sintética de nitrogênio/metanol, em alguns casos chega até a mais de 50% pagando o investimento em pouco tempo. Outras melhorias e reduções de custo estão associadas ao forno pois o sistema gera bem menos fuligem que o metanol preservando esteiras, tubos radiantes, etc.”


Confira as Últimas Notícias no Portal

Feira Virtual da Pilz atraiu visitantes do Brasil e do exterior