No final de Novembro, mais precisamente nos dias 26 e 27, estaremos realizando nosso terceiro seminário dedicado ao mundo da forjaria. Dessa vez, o evento acontecerá dentro das instalações do IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo. O evento é fruto de uma parceria com o CTMM (Centro de Tecnologias em Metalurgia e Materiais) do IPT, dirigido pelo Prof. Dr. Mário Boccalini Jr. Como parte do programa do seminário, está prevista uma visita técnica ao parque de equipamentos e laboratórios do CTMM, guiada por técnicos da área.
Para nós, é motivo de orgulho poder anunciar a realização deste evento em uma época tão conturbada da política e da economia brasileira. Poucas vezes na curta história industrial de nosso país se viu uma desindustrialização tão intensa do parque industrial como a que estamos vivendo nos tempos atuais.
Infelizmente, nas nossas revistas já se tornou rotina trazer as notícias de empresas fechando, mudando ou se retirando do país. Nesta edição, mais uma. A Mahle Hirschvogel, associação no Brasil de duas empresas alemãs – Mahle, do ramo automotivo, e Hirschvogel, tradicional grupo de forjarias, – decidiu encerrar a produção de sua unidade em nosso país. Instalada na Dutra no município fluminense de Queimados, a empresa havia adquirido, anos atrás, o parque industrial da extinta Forjas Brasileiras.
Em uma situação como esta, ficamos realmente felizes em acompanhar o interesse que desperta o seminário de Novembro próximo. Várias empresas do Brasil e do exterior estão patrocinando o evento, com apresentação de palestras estado da arte de suas linhas de produtos. Estamos nos esmerando para fazer deste seminário o melhor que pudermos, procurando aperfeiçoar cada vez mais. Se você ainda não se inscreveu, aproveite e faça sua inscrição. As vagas são limitadas à capacidade do excelente auditório central do IPT, onde será realizado o seminário.
Aproveitando, queria detalhar um pouco o que esta edição traz para você, leitor. Aliás, como contraponto do que escrevi, sobre as notícias negativas que ultimamente somos obrigados a publicar, vale a pena acompanhar as noticias que trazemos do mercado no exterior. Desde novas tecnologias em forjamento, fornecimentos extraordinários de forjados para o setor aeronáutico e mesmo surpreendentes investimentos no setor de forjaria mostram a exuberância deste setor que, infelizmente, não tem similar neste momento nestas paragens.
Pelo menos no momento. Pois deve voltar com certeza. Pelo menos é o que sentimos na vontade dos escritores de nossos artigos. E dos três que apresentamos nesta edição, dois artigos são do Brasil. Frederico de Castro Magalhães, Antônio Eustáquio de Melo Pertence, Haroldo Béria Campos, Maria Teresa Paulino Aguilar, Paulo Roberto Cetlin, da UFMG escrevem o artigo ‘Influência dos Desmoldantes no Forjamento de Peças em Matrizes Fechadas sem Geração de Rebarba’, e Rodrigo Afonso Hatwig, Vinicius Waechter Dias, Juliana Zottis, Luciano Aparecido Kempski, Gabriel Campos Bacellar, Nestor Cezar Heck, Alexandre da Silva Rocha, também do celeiro de excelentes articulistas da UFRGS, nos trazem o artigo ‘Efeitos de Precipitados sobre as Propriedades Mecânicas do Aço Inoxidável Superduplex UNS-S32760’. Além destes, também destacamos John Walters e Chester J. Van Tyne com o artigo ‘Orientação do Grão em Forjados – O Básico – Parte I’.
Mas esta edição se destaca também pelo fato de ser o Guia de Compras 2015 do setor de forjaria. Fornecedores nacionais e internacionais encontram nesta publicação guarida para apresentação de seus produtos. Aproveite. Utilize este serviço que somente este guia pode lhe oferecer. É único.
Tenha uma boa leitura.