O veleiro Kat, que levou os membros da Expedição Oriente, conta com 85 toneladas de aço fornecidas pela ArcelorMittal Brasil

A Família Schurmann regressou ao Brasil na semana passada. A atracagem do veleiro ocorreu na Marina Itajaí, em Santa Catarina. Inspirada na rota dos navegadores chineses de 1421, a Expedição Oriente durou 27 meses. Ela percorreu mais de 50 portos e quase 30 mil milhas. O veleiro Kat, que levou os membros da família para a terceira volta ao mundo, conta com 85 toneladas de aço fornecidas pela ArcelorMittal Brasil.

Veleiro – A inovação e a sustentabilidade do projeto uniram empresa e velejadores. As chapas de aço de alta resistência, certificadas por classificadora naval reconhecida internacionalmente, foram produzidas na ArcelorMittal Tubarão. Os arames para solda fornecidos pela Belgo Bekaert Arames (BBA) – parceria da ArcelorMittal com o grupo belga Bekaert – garantiram a segurança da estrutura do veleiro.

Já a produção incorpora características diferenciadas como alta resistência e baixa liga (HSLA), requisitos de ensaios mecânicos especiais (charpy) e ensaio de tração, que permitiram a embarcação navegar em águas geladas.

O nome do veleiro foi batizado como Kat em uma homenagem à caçula da Família Schurmann, cuja história inspirou “Pequeno Segredo”, filme dirigido por David Schurmann.