MAHLE desenvolve tecnologia que reduz consumo de óleo no motor

A MAHLE desenvolveu uma tecnologia que prevê a utilização de camisas de cilindro com revestimento externo de níquel, que promove uma maior aderência metalúrgica entre o ferro fundido do cilindro e o bloco de alumínio do motor e que reduz o consumo de óleo lubrificante. O aumento da transferência de temperatura entre a câmara de combustão e os canais de refrigerante do bloco do motor vem de uma maior aderência do cilindro com o bloco, diminuindo sua distorção. Uma grande distorção do cilindro tem como consequência o aumento do consumo de óleo. Os testes foram feitos a partir de um mesmo motor – moderno e produzido em série por uma montadora – e com camisas semelhantes, porém, revestidas e não revestidas de níquel. As conclusões sobre a validade da nova tecnologia só puderam ser realmente comprovadas nas instalações do Centro Tecnológico da MAHLE, em Jundiaí, interior de São Paulo, por meio do uso do Lubrisense – um espectrômetro de massa que tem condição de avaliar em tempo real o consumo de óleo lubrificante de um motor que esteja em processo evolutivo.