Eletrificação dos automóveis parece ser o grande foco atual das indústrias. Apesar dos veículos elétricos e híbridos representarem apenas 2% do mercado americano, a GM e outras companhias estão comprometidas a expandir as suas ofertas
Em um número recente, a revista Fortune publicou a lista das empresas mais admiradas de 2016. O top 8 das indústrias automotivas é o seguinte: Toyota, BMW, Daimler, Hyundai, Honda, GM, VW e Nissan. O fato de a VW estar na lista (dadas as revelações sobre a fraude do diesel) é memorável, mas, ainda assim, a empresa caiu da terceira posição, alcançada em 2015, para a sétima posição este ano.
Talvez seja surpreendente que a Ford não se encontre na lista. Neste momento, conforme escrevo, saem notícias de que a Ford planeja construir uma planta de montagem de automóveis de US$ 1,6 bilhão no México, o que não atrairá admiradores. A produção de carros de pequeno porte será transferida dos EUA e 2.800 empregos serão criados no México. A empresa não informou quais serão os modelos transferidos para o México, porém, a United Auto Workers (UAW – Sindicato da Indústria Automobilística dos EUA) divulgou que as produções do Ford Focus e do híbrido gás-eletricidade C-Max farão a mudança de Detroit para o sul da fronteira. A Ford declarou que a sua produção de veículos e a sua quantidade de funcionários horistas são as maiores dentre todas as automotivas dos EUA. No entanto, essa declaração se refere ao período anterior ou posterior à transferência para o México?
A unidade de engrenagens da Ford em Cleveland vai receber uma infusão de US$ 145 milhões para auxiliar na produção de todos os novos Ecoboost® da segunda geração de 3,5 litros, para a seleção da F150 de 2017. No processo, 150 empregos foram criados ou mantidos. O investimento faz parte do compromisso da Ford com os 8.500 empregos e o seu investimento de US$ 9 bilhões por todos os EUA pelos próximos quatro anos.
Para que não seja superada pela Ford, a General Motors está investindo em sua planta em Spring Hil, Tennessee, para rapidamente adicionar capacidade à produção dos blocos dos motores V8 de 6,2 litros do tipo “small block” (bloco pequeno), será a primeira vez que essa planta produzirá motores V8 e mais de 200 empregos serão mantidos no processo. O início da produção está agendado para o quarto trimestre de 2016.
A eletrificação dos automóveis parece ser o grande foco atual das indústrias. Apesar dos veículos elétricos e híbridos representarem apenas 2% do mercado americano, a GM e outras companhias estão comprometidas a expandir as suas ofertas. O Chevrolet Bolt é o último modelo completamente elétrico lançado pela GM. O Bolt pode viajar até 320 km com uma única carga e irá custar em torno de US$ 30.000, após incentivos governamentais. Você sabia que o preço médio de um carro zero, em Janeiro, era de US$ 33.155?
Outra empresa que está trabalhando para tornar os carros elétricos mais acessíveis, em termos de custo, é a Tesla. Como a maioria de nós já ouviu, a Tesla lançou recentemente o seu elétrico Model 3, cujo custo inicial é de US$ 35.000 e é capaz de andar 345 km a cada carga. Alguns dias após o seu anúncio, 300.000 pedidos foram realizados e os clientes fizeram depósitos de US$ 1.000 dólares por cada veículo solicitado. Trata-se de uma grande quantidade de dinheiro, mas poderá a Tesla produzir tantos carros assim, sendo que em toda sua história fabricou apenas cerca de 100.000 veículos? O fundador da Tesla, Elon Musk, diz que o Model 3s estará disponível para os clientes “no final de 2017”. Trata-se de uma espera de 20 meses ou mais para aqueles que fizeram o depósito.
A área de veículos elétricos não é dominada apenas pelos nomes que fazem parte do cenário automotivo há gerações. Com o tempo, nomes como Mullen Technologies e Faraday Future poderão vir à mente, assim como a Tesla, quando pensarmos a respeito dos veículos elétricos.
A BMW também está se movendo nessa direção com grande empenho. De fato, eles acreditam que os híbridos vão contar como a maior parte de suas vendas dentro de uma década. O elétrico com portas traseiras i3 tem preço mínimo de US$ 42.400 e viaja 128 km com uma única carga. O veículo esportivo BMW i8 pode ir de 0 a 60 em 4,2 segundos, o que é muito atraente.
Ouvimos muitas notícias sobre como os robôs estão substituindo as pessoas, especialmente nas instalações automatizadas de produção, como as da indústria automotiva. Eu gostaria de mencionar uma reviravolta particularmente interessante, e talvez até irônica, que foi publicada por nós, em primeira mão, em uma de nossas recentes newsletter. A Mercedes-Benz (M-B) dispensou os robôs. Por quê? Os robôs não conseguem acompanhar a demanda dos consumidores por customização. Ao usar uma equipe de trabalhadores altamente capacitada, a M-B pode mudar uma linha de produção em um final de semana, em vez de levar várias semanas para reprogramar os robôs e ajustar os padrões de montagem.
Bem, isso é tudo que pode ser colocado neste espaço de impressão. Pelos dois últimos anos eu teria dito nessa coluna que a indústria automotiva estava crescendo. A minha perspectiva atual é mais plana, porém, continuaremos a trazer informações porque sabemos que muitos da nossa indústria prosperam quando a automotiva está saudável.