Chery coloca sua fábrica no Brasil à venda

A Chery anunciou que está procurando por possíveis compradores para sua unidade fabril em Jacareí (SP). No anúncio feito no último mês de outubro, a empresa expõe a intenção de vender o controle da subsidiária brasileira ou 50,7% de seu capital social, avaliado em mais de 40 milhões de dólares. A unidade de Jacareí produz os modelos Celer e QQ.

De acordo com o comunicado emitido pela empresa, as propostas de compra deveriam ser enviadas para avaliação até o dia 07 de novembro.

O motivo principal que levou a empresa a vender suas operações no País é a baixa rentabilidade. Desde 2014, foram 400 milhões de dólares investidos na fábrica, a primeira fora da China, em um momento em que o mercado brasileiro já apresentava sinais de queda.

Dados apresentados mostram que a empresa fechou 2016 no negativo: cerca de 167,7 milhões de dólares em receita, sendo que houve uma perda de 256,9 milhões de dólares. Até agosto deste ano, não havia sinais de recuperação.

Quem adquirir o controle da Chery no Brasil terá o domínio da fábrica em Jacareí, de concessionárias e a importação de novos modelos que não são fabricados no País.