O SENAI, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, inaugurou, em 27 de Março último, o Instituto Senai de Inovação (ISI) em Automação, Conformação Mecânica e União de Materiais e o Centro de Referência em Logística em Salvador, na Bahia. Neste nosso mercado forjador tão carente de boas novas, a notícia da inauguração do ISI de Conformação Mecânica na Bahia fez uma tremenda diferença nesse primeiro semestre de 2014. Para quem não está a par do que isso significa, vale uma explicação mais pormenorizada.
Tradicionalmente, conhecemos o SENAI por sua forte atuação na área da educação profissional. Existem mais de 800 unidades espalhadas pelo Brasil, com cerca de 3 milhões de alunos matriculados por ano. Ao mesmo tempo, essas unidades prestam serviços tecnológicos às indústrias, compreendendo mais de 130 mil serviços realizados para cerca de 20 mil empresas por ano.
Já há alguns anos foi desenhada para o SENAI uma nova forma de atuação procurando agregar competitividade à indústria brasileira. Assim, foi desenvolvida a área de serviços por intermédio da criação de Institutos Senai de Tecnologia, os IST. Atuando como uma rede de laboratórios de atendimento à indústria, possuem especialização em setores industriais relevantes, estrutura física orientada a prestação de serviços técnicos e tecnológicos e localização em regiões de alta densidade industrial. Trinta e oito unidades de IST´s estão sendo instaladas no Brasil com finalidades específicas, conforme a região onde estão situadas.
Paralelamente, está sendo criada uma rede de Institutos Senai de Inovação, os ISI´s, com estrutura física adequada à prestação de serviços avançados, com a ideia de, principalmente, operar como elos entre instituições de pesquisa e empresas. Parcerias internacionais foram assinadas, como por exemplo, com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), dos EUA, e com o Fraunhofer Institut, da Alemanha. Vinte e cinco ISI’s estão em fase de instalação, divididos em 8 áreas de conhecimento, compreendendo Produção, Materiais e Componentes, Engenharia de Superfícies e Fotônica, Microeletrônica, Tecnologia da Informação, Tecnologias Construtivas, Energia e Defesa.
Vinculado ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial da Bahia (SENAI-BA), o Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (CIMATEC), teve as unidades 1 e 2 inauguradas em 2002. O agora inaugurado CIMATEC 3 deve se tornar centro nacional de referência em conformação mecânica para atuação em todos os processos de transformação de metais demandados pela indústria, devendo trabalhar em parceria com a Universidade de Aachen, na Alemanha, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O CIMATEC 4, por sua vez, deve se tornar o centro de referência em logística no Brasil. Estão em projeto os CIMATEC’s 5 e 6, previstos para ISI’s e IST’s.
Nós participamos da inauguração do CIMATEC 3 e 4 na Bahia, acompanhe a reportagem nesta edição. Também chamo a sua atenção para as novas colunas que estamos publicando a partir desse número, abordando temas extremamente atuais e escritas por experientes profissionais: Lubrificantes, escrita por Henri Strasser; NR 12, de autoria de Leonardo Andrade do Nascimento; e Conformação, escrita por Lirio Schaeffer.
E, claro, não poderíamos deixar de mencionar sobre o já tradicional Guia de Compras, integrado a essa edição. A cada ano aumenta o número de empresas fornecedoras de serviços, componentes e equipamentos cadastradas em nosso sistema, as quais informamos gratuitamente a você, nosso leitor, nesta edição da FORGE.
Boa leitura.