Informações técnicas sobre o produto IRMCO usado: 170-218, a peça estampada foi o braço de suspensão, no material aço galvanizado. O Produto atualmente em uso foi o óleo solúvel, em processo de estampagem.
Este produto tem o objetivo: Estampar peças galvanizadas sem afetar a superfície sensível do zinco; Eliminar a necessidade de pré-lavagem antes da operação de solda; e Reduzir custo de refugo do E-coat devido à dificuldade de limpeza do lubrificante usado.
Cenário
O cliente usa atualmente óleo solúvel para estampar as suas peças. A compatibilidade do resíduo do óleo com o material galvanizado é muito importante, mas o processo usado está sendo afetado negativamente.
Eles observam porosidade na solda quando fazem a soldagem diretamente sobre o lubrificante e devido à dificuldade de remoção, o cliente é obrigado a enfrentar uma lavagem com produtos altamente alcalinos e/ou peças rejeitadas devido à limpeza ineficiente.
Antes do envolvimento da IRMCO, o cliente havia decidido que a única alternativa era a compra de um sistema de pré-lavagem.
Ação
Apresentamos um plano para definir os meios para reduzir custos, enquanto atendem seus objetivos com o uso do lubrificante IRMCO. Junto com a PPG (fornecedora da tinta E-coat) estabelecemos o critério de avaliação. O IRMCO 146-000 foi o primeiro produto a ser testado.
Embora tenha passado nos testes, um resíduo mais espesso ainda permaneceu na superfície que interferia na produção. O resíduo era um simples componente do IRMCO 146-000. Após avaliações, foi desenvolvido o IRMCO 170-000 para enfrentar este desafio.
Assim como o 146-000, o IRMCO 170-000 também atendeu todos os critérios de produção, soldagem, limpeza e pintura E-coat.
Resultados
A conversão para o lubrificante IRMCO evitou a compra do sistema de pré-lavagem e permitiu redução do volume de produtos químicos usados nos diversos ciclos de lavagem sem afetar a qualidade da pintura E-coat. Após a troca, IRMCO 170-000 foi substituído pelo 170-218.
Este novo fluido é a versão concentrada do 170-000. Aliado aos ganhos observados com a redução de produtos para limpeza e de refugos de pintura, esta mudança apresentou uma nova redução de custo ao cliente, pois não havia mais necessidade de transportar água até a planta.
O cliente também utiliza o IRMCO 090-000 # 1401 para operação com repuxo profundo em aço laminado a frio.
Contatos: pelo e-mail www.vendas.sp@agena.com.br / ou site www.agena.com.br
Confira as Últimas Notícias no Portal