Acidente na Alemanha e a importância da segurança em processos de banho de sal

“Realmente foi um acidente muito trágico que a empresa experimentou. Estou certo de que a causa raiz foi uma mistura de sal de nitrato e contaminação. Muitas pessoas não percebem que os sais de nitretação são perigosos (dependendo da temperatura de fusão necessária) e que o nitrato de potássio e o nitrato de sódio são sais altamente combustíveis. Um desses sais é um componente da pólvora! Altamente combustível e, se misturado com um sal à base de cianeto, extremamente explosivo. Estou certo de que a causa raiz deste terrível acidente foi uma mistura acidental de sais. Eu acredito que toda a indústria internacional de tratamento térmico precisa realizar sessões de treinamento regulares ao usar sais de tratamento térmico.

Os sais de tratamento térmico são uma excelente maneira de se tratar aço ou alumínio a partir de uma perspectiva de uniformidade de temperatura. Você não pode desejar uma melhor uniformidade de temperatura. O tratamento térmico com sais fundidos é um excelente método de tratamento térmico, no entanto, o treinamento de segurança DEVE SER OBRIGATÓRIO. E como complemento acerca disso, DEVE ser também para o tratamento térmico da atmosfera, especialmente quando se usa atmosferas endotérmicas e gases de enriquecimento de hidrocarbonetos.

Uma vez que um forno de refrigeração integral é gaseado, é uma “bomba viva e está correndo contra o tempo”. Um bom amigo me disse uma vez que, quando sua porta é aberta, um forno de refrigeração integral é como um “dragão respirando fogo”. As temperaturas de admissão de gás são mais importantes para a segurança! O local onde ocorre o tratamento térmico é onde o metal fica quente. O calor pode queimar ou criar condições para a explosão. Atenciosamente, David”.

 

Acidente na Alemanha

A recente explosão na área de tratamento térmico da FAG Schaeffler, em Eltmann, Alemanha, deixou 23 pessoas feridas, com 7 estão sendo tratadas em hospitais especializados, sendo duas em condições muito graves. Este deve ser classificado como o pior acidente envolvendo tratamento térmico na história recente. Até agora, reportagens dizem que a causa da explosão foi resultado de um experimento em um dispositivo de filtração de sal que deu errado, levando a uma reação química que causou a explosão. No entanto, o motivo pelo qual a reação ocorreu ainda é desconhecido.

 

Possíveis causas

Embora seja muito cedo para apontar uma causa definitiva da explosão de sal no tratamento térmico da FAG Schaeffler, que feriu diversas pessoas, o Sr. David Pye, especialista em tratamento térmico, falou sobre algumas possíveis causas.

“Eu sei que isso é mera especulação, no entanto, acho que isso poderia vir a possivelmente ser uma ocorrência acidental de mistura de sais. Ou, mais provável, pode ser que um banho de nitrato tenha sido aquecido e excedeu seus limites de funcionamento. O nitrato é notoriamente instável quando as temperaturas de operação excedem 500 graus centígrados (dependendo da proporção de nitrato de potássio para nitrato de sódio). Ou pode ser que a ferramenta de limpeza tenha sido contaminada com outros sais. Vestuário de segurança para proteção DEVE SER OBRIGATÓRIO quando se trabalhar com sais fundidos. Quando os sais fundidos atingem sua pele, eles continuam queimando até esfriar e deixá-lo com uma grave queimadura, sem falar na contaminação da carne pelo sal. O treinamento em segurança ao lidar com sais de tratamento térmico deve rotineiro. Vestuário de segurança e manuseio dos sais (fundido ou na forma sólida) e limpeza. Tenho sido testemunha pericial em muitos acidentes envolvendo banho de sal, além de ter usado e vendido sais de tratamento térmico e executado programas de treinamento. Esperava que ninguém estivesse gravemente ferido. Acidentes como este podem ocorrer tão facilmente”, observou David Pye.

 

Desdobramentos

Até agora não sabemos nada do acidente além das notícias que dizem ter ocorrido uma explosão em um tanque de banho de sal no departamento de tratamento térmico da FAG Schaeffler, na Alemanha. O que sabemos da FAG Schaeffler nos diz que a empresa é uma das mais progressistas do mundo quando se trata de tratamento térmico, tecnologia de tratamento térmico e segurança, o que torna essa uma ocorrência muito incomum. Foi reportado que uma implantação em larga escala de brigadas de bombeiros, policiais, forças de resgate e organização de ajuda técnica precisou ser realizada na fábrica da FAG Schaeffler em Eltmann no dia do acidente. Um total de 120 funcionários estavam no local no momento da explosão.

Cidadãos preocupados, trabalhadores da fábrica e, acima de tudo, jornalistas e outros se puseram em frente aos portões da FAG Schaeffler em Eltmann, onde uma conferência de imprensa havia sido anunciada pelo departamento de polícia.

“Em nenhum momento houve perigo para a população”, disse Björn Schmitt, assessor de imprensa do departamento de polícia Unterfranken, de Würzburg. Schmitt confirmou que, durante a explosão, alguns funcionários ficaram feridos – quatro deles em condições mais graves e tiveram que ser retirados por helicópteros. Schmitt não quis comentar se as lesões são fatais. De acordo com as primeiras descobertas, a explosão ocorreu na área de fornos de endurecimento, segundo disse o policial. Os funcionários queriam limpar o banho de sal em que os elementos rolantes (produzidos pela FAG Schaeffler) foram endurecidos após o recozimento no forno.

 

Este texto foi retirado e adaptado de The Monty Heat Treat News, Junho/2017