George Totten

Talvez você pergunte: mas esta coluna não é dedicada a pioneiros da tecnologia térmica no Brasil? Sim, mas George Totten, embora americano, tem uma longa história de trabalho e pesquisa em nosso país. Ele nasceu na cidade de Toledo, no estado de Ohio, em 1945. Cresceu na fazenda do pai, e quando tinha 18 anos, se inscreveu no exército para servir no Vietnã. Conforme George, os tempos eram de recessão, as indústrias de sapato na cidade em que vivia estavam em crise por causa das importações mais baratas, e a melhor forma de obter remuneração para um jovem como ele naquela época era servir no exército.

Na volta aos EUA, formado com mestrado em química pela Fairleigh Dickinson University de New Jersey e posteriormente com PhD em química pela New York University, ele começou a trabalhar na empresa Union Carbide em 1970, onde permaneceu por quase 32 anos, atuando principalmente no campo da pesquisa de fluidos hidráulicos, transferência de calor e meios de resfriamento. A empresa foi vendida para a Dow Quimica em 2000 e Totten se retiraria um ano depois, passando a se dedicar à consultoria, pesquisa e produção literária. Em 1993, ele já havia, em conjunto com outros autores, escrito um livro que se tornaria um bestseller, Handbook of Quenchants and Quenching Technology, editado pela ASM International. Atualmente George escreve livros em parceria com co-autores de diversas partes do mundo, para a editora CRC Press, dos EUA.

Em 2001 constituiu a empresa de consultoria e pesquisa G.E. Totten & Associates, que tem por missão atender ao mercado de processos térmicos, de fluidos e de lubrificantes com produtos e serviços feitos sob medida. A empresa se encontra em Seattle, nos EUA, cidade onde vive com a família, quando não está em atividade no exterior. Neste momento, está a alguns meses morando em São Carlos, no interior do estado de São Paulo. George também faz parte da direção da empresa fabricante de fornos Fluidtherm, da India.

Foi como empregado da Union Carbide que Totten começou a visitar o Brasil e a Argentina, países que estavam no seu território de ação na empresa. Foi durante estas visitas que conheceu brasileiros com quem construiu sólidos relacionamentos que se fortaleceram ao longo do tempo. Entre outros, por exemplo, Victor de Negri, do Laboratório de Sistemas Hidráulicos e Pneumáticos da UFSC, Universidade Federal de Santa Catarina, em parceria com quem escreveu o livro Handbook of Hydraulic Fluid Technology, que acaba de ter lançada sua segunda edição, pela editora CRC Press.

Já há vários anos tem contato com a Profa. Dra. Lauralice Canale, do Departamento de Engenharia de Materiais da USP em São Carlos. Em parceria com Lauralice e outros autores, George Totten escreveu livros, como por exemplo Quenching Theory and Technology, que está na segunda edicão também pela CRC Press, e o livro Failure Analysis of Heat Treated Steel Components em conjunto, entre outros, com Rafael Mesquita, da Uninove, e editado pela ASM International. Na USP de São Carlos, Totten é desde 2006 professor visitante no Departamento de Engenharia de Materiais. Nos laboratórios da USP, são desenvolvidos experimentos na área de meios de resfriamento incluindo a utilização de biodiesel, óleos vegetais, aplicação de tempera intensiva, entre outros. Por seu papel desempenhado no campo da pesquisa no tratamento térmico e engenharia de superfície, Lauralice recebeu no congresso internacional da IFHTSE, Federação Internacional de Tratamentos e Engenharia de Superfície, realizado no ano passado no Rio de Janeiro, o prêmio Fellowship.

Totten foi eleito presidente do IFHTSE no biênio 2002 – 2003. Por sua relevante contribuição aos mercados de fluidos e processos térmicos, ele teve diversas premiações a nível mundial ao longo de sua carreira. Pela própria IFHTSE ele também foi agraciado em 2005 com o prêmio Fellowship e agora com a IFHTSE medal, a ser entregue no próximo seminário internacional a se realizar em Glasgow, na Escócia, de 17 a 20 de Outubro próximo. Ele é a quinta pessoa na história da federação a receber esta honraria, que se destina a pessoas recomendadas como de distinguida realização no mercado de tratamentos térmicos e de engenharia de superfície.

Casado com Alice, George Totten tem dois filhos. A filha Stephanie, reside na cidade de Shoreline, no estado de Washington, EUA. O filho Stephen mora em Stony Point, no estado de Nova York, com dois netos de George: Jason e Joseph.

 

Informações biográficas e/ou curriculares do Udo aqui.