Proprietários do Hyundai Santa Fe nos EUA estão levando seus veículos para recall depois que a montadora identificou a causa de um problema nos virabrequins que estava afetando o desempenho dos motores. Até o momento, são 420 veículos.
A fabricante diz que os conjuntos de virabrequins podem ter sido fabricados com irregularidades nos pinos, o que pode acarretar desgaste nos rolamentos dos motores. Se o veículo continuar rodando com o rolamento do motor desgastado, o motor pode ser danificado até o ponto de deixar de funcionar.
A Hyundai teve conhecimento do problema ainda em maio quando recebeu uma notificação de um veículo modelo Santa Fe cujo motor estava produzindo um barulho de batida. Enquanto os engenheiros da companhia estudavam o motor em questão, outras três notificações relataram o mesmo problema.
Uma dessas notificações indicava que o motor havia falhado completamente e não funcionava, o que indica um mau sinal para um veículo do ano 2017. Os engenheiros determinaram que os rolamentos do motor foram atingidos devido a problemas na superfície dos pinos do virabrequim.
A Hyundai alegou que esses problemas do pino do virabrequim foram devido a uma bobina para tratamento térmico que não foi colocada corretamente em uma máquina, resultando em um tratamento térmico insuficiente dos pinos.
Um motorista pode perceber o problema se ouvir um barulho ou notar alguma hesitação do motor. Também pode ser que se acendam as luzes do painel que indicam conferir o nível de óleo e para verificar o motor.
Embora o motor parar no meio de uma rodovia seja um posição perigosa, a Hyundai comunicou que não foi informada de nenhum acidente ou lesão relacionada a este caso.
O recall envolve veículos da categoria SUV construídos entre 26 de janeiro e 13 de fevereiro de 2017, e todos são equipados com motores V6 Lambda de 3.3L.
Hyundai fará também recall do Santa Fe Sport
Em uma ação separada, a Hyundai também está fazendo recall de 200 veículos modelo Santa Fe Sport SUV ano 2018, pois há risco de que o veículo perca controle em estradas. A montadora alega que as molas helicoidais localizadas na parte fronteira podem não ter sido fabricadas corretamente e correm risco de se quebrar sob determinadas cargas.
Uma mola helicoidal fraturada pode perfurar um pneu e fazer com que o SUV perca a direção.
A Hyundai acredita que estes SUVs ainda estejam em lotes de revendedores e não foram vendidos, por isso é possível que o revendedor precise realizar reparos de recall em seus próprios SUVs.