II Seminário de tecnologia do forjamento

Depois de alguma hesitação, tomamos a decisão, no início de 2013, de lançar o I Seminário de Tecnologia do Forjamento para ser realizado em São Paulo, através de nossa divisão de cursos e eventos, o Grupo Aprenda. Tivemos a presença do Prof. Dr.-Ing. Lirio Schaeffer,  Coordenador do Laboratório de Transformação Mecânica (LdTM), Departamento de Metalurgia, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M) da UFRGS e presidente da comissão organizadora do evento SENAFOR, que é realizado anualmente (este ano foi a 34ª edição) em Porto Alegre, como moderador do evento. O seminário, realizado no final de Novembro do ano passado no Plaza Hotel em Vinhedo, interior de São Paulo, foi um sucesso. Já havíamos previsto continuidade, tanto é que denominamos aquele evento como o primeiro.

Estamos novamente em Novembro, final de 2014. E os preparativos para a segunda edição do seminário estão a todo vapor. No meio do ano tivemos a grata surpresa de confirmar a Prensas Schuler como parceira e anfitriã do evento deste ano. A Schuler tinha a intenção de repetir o bem-sucedido encontro “Forging Day”, realizado anos atrás em suas instalações e, de comum acordo, resolvemos unir os dois eventos em um só.

O II Seminário de Tecnologia do Forjamento vai ser realizado então dentro das instalações da Schuler, em Diadema. Serão dois dias com apresentações técnicas. No primeiro, com a moderação do Prof. Dr. Iris Bento da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP. E, no segundo dia, a moderação será exercida pelo Prof. Dr. Sergio Tonini Button, do Laboratório de Conformação Mecânica DEMa-FEM, da UNICAMP. Dois “pesos pesados” da área de conformação em nosso país. O Prof. Lirio está com compromisso marcado fora do Brasil na data do evento e não vai poder participar. epois de alguma hesitação, tomamos a decisão, no início de 2013, de lançar o I Seminário de Tecnologia do Forjamento para ser realizado em São Paulo, através de nossa divisão de cursos e eventos, o Grupo Aprenda. Tivemos a presença do Prof. Dr.-Ing. Lirio Schaeffer,  Coordenador do Laboratório de Transformação Mecânica (LdTM), Departamento de Metalurgia, Programa de Pós-graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e Materiais (PPGE3M) da UFRGS e presidente da comissão organizadora do evento SENAFOR, que é realizado anualmente (este ano foi a 34ª edição) em Porto Alegre, como moderador do evento. O seminário, realizado no final de Novembro do ano passado no Plaza Hotel em Vinhedo, interior de São Paulo, foi um sucesso. Já havíamos previsto continuidade, tanto é que denominamos aquele evento como o primeiro.

Estamos novamente em Novembro, final de 2014. E os preparativos para a segunda edição do seminário estão a todo vapor. No meio do ano tivemos a grata surpresa de confirmar a Prensas Schuler como parceira e anfitriã do evento deste ano. A Schuler tinha a intenção de repetir o bem-sucedido encontro “Forging Day”, realizado anos atrás em suas instalações e, de comum acordo, resolvemos unir os dois eventos em um só.

O II Seminário de Tecnologia do Forjamento vai ser realizado então dentro das instalações da Schuler, em Diadema. Serão dois dias com apresentações técnicas. No primeiro, com a moderação do Prof. Dr. Iris Bento da Silva, do Departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), da USP. E, no segundo dia, a moderação será exercida pelo Prof. Dr. Sergio Tonini Button, do Laboratório de Conformação Mecânica DEMa-FEM, da UNICAMP. Dois “pesos pesados” da área de conformação em nosso país. O Prof. Lirio está com compromisso marcado fora do Brasil na data do evento e não vai poder participar.

Além da programação completa de palestras técnicas, que pode ser encontrada nesta edição da FORGE, chamamos sua atenção para a visita técnica (além do churrasco propiciado pela empresa no final do primeiro dia) oferecida pela anfitriã Schuler. Já no primeiro dia do evento, logo após o almoço haverá a visita técnica guiada, apresentando a planta de fabricação de equipamentos da Schuler.

Pessoalmente, sou fã de eventos técnicos com visitas “acopladas”. Permitem conferir pessoalmente o estado da arte no campo da forjaria em empresas da área.  Recentemente, durante a realização do SENAFOR, em Porto Alegre, o Prof. Lirio, organizador do seminário, também ofereceu essa possibilidade, como de costume no seu evento. Foram várias possibilidades de qualidade de escolha do participante.

Em Julho último, participei do IFC 2014, o congresso internacional do forjamento em Berlim, na Alemanha. Lá também foi oferecida a possibilidade aos participantes do congresso de escolherem entre nove diferentes roteiros de visitas, dentro e fora da Alemanha. Escolhi como opção o roteiro “Norte da Alemanha”. Visitamos forjarias especializadas. Dedicação a um tipo de peça ou a um tipo de equipamento. Só assim conseguem atingir um grau de excelência e de custo que permite a uma empresa alemã, entende-se com altos custos de mão de obra, entre outros, ser tão competitiva. Somente produzir bielas, por exemplo. Milhões delas. Com linhas de prensas totalmente automatizadas e atendidas por quase uma dezena de robôs, exibindo uma coreografia impressionante para atender ao rápido ciclo de fabricação da linha. Nenhuma interferência humana. Ou então ter vários galpões divididos pela capacidade de conformação das prensas horizontais de um só fabricante. Quais os clientes de tantos forjados? Oras, a indústria alemã de automóveis, naturalmente.

Capacidades de produção e de consumo inimagináveis em nossa realidade local.

Lembro aos leitores que tanto o SENAFOR como o IFC 2014 estão descritos em artigos separados nessa edição.

Boa leitura.

Informações biográficas e/ou curriculares do Udo aqui.