Inovação e a formulação de uma contradição

Como se pode ouvir infinitamente mais música sem recurso de memória própria para armazenamento?

Ainda que hoje a resposta para esta pergunta nos pareça óbvia, houve uma época na qual tal pergunta causaria espanto e a resposta imediata da maioria das pessoas seria: impossível!

Nossos modelos mentais tradicionais mecanicistas nos impelem a descartar qualquer possibilidade de ambiguidade ou paradoxismo na busca de ideias. “Pensar fora da caixa” –  este é um dos chavões mais comuns no mundo organizacional hodierno.

Tarefas paradoxais podem ser formuladas por meio do pensamento orientado pela contradição, que fornece a oportunidade de se desenvolverem soluções surpreendentes e bem-sucedidas, que vão além das barreiras do pensamento atual. Assim, características únicas e sustentáveis podem ser desenvolvidas de forma estruturada mais rapidamente.

A formulação de uma contradição começa com a elaboração dos objetivos mais desafiadores numa área de atuação. Vejamos o caso de ouvir música.  Somente o desejo de prazer da audição sem limites é, no entanto, apenas um objetivo unidimensional que particularmente não traz ainda nenhum alvo desafiador! A Figura 1 nos ajuda a entender como este processo se dá.

No passado, desfrutar muito de ouvir música significava ter uma montanha de CDs ou discos de vinil em coleção própria. Um alvo contraditório importante nesta situação era espaço de armazenamento reduzido para a montanha de discos, o que resulta numa polarização de objetivos, ditos, portanto, contraditórios: ouvir música infinitamente ou ter um espaço de armazenamento reduzido?

A identificação e elaboração do objetivo contraditório a partir do objetivo inicial resulta numa situação de conflito aparentemente insolúvel!

É comum em tais situações buscar-se uma solução de compromisso para a polarização que atenda às necessidades parciais levando-se em consideração qual dos dois objetivos contraditórios tem mais significado.

No entanto, os líderes em suas organizações não escolhem, optando por um ou outro objetivo – eles querem ambos objetivos plenamente atendidos: Prazer em ouvir música infinitamente, sem necessidades de armazenamento!

Para se eliminar a polarização resultante de objetivos contraditórios não é suficiente o conhecimento dos mesmos.  É necessário foco; orientar-se no sentido do porquê acreditamos que o conflito não pode ser resolvido. Segundo a metodologia WOIS [1], torna-se útil, para que se elimine a polarização, introduzir um terceiro parâmetro ao sistema que correlacione os objetivos contraditórios de forma lógica, formando assim o que chamamos triângulo da contradição WOIS. Neste triângulo, os chamados parâmetros do sistema são características mensuráveis passíveis de atuação, que podem ser diretamente influenciadas no sentido de serem fortalecidas ou eliminadas. No caso em questão de ouvir música sem limites, o “número de discos” é o elo de ligação lógica entre os objetivos contraditórios “ouvir música infinitamente” e “ter um espaço de armazenamento reduzido”. O parâmetro do sistema é uma variável indicadora de direção e é identificada quando a sua atuação se encontra em dependência lógica com os objetivos contraditórios, porém em direção oposta de atuação.

É lógico pensar: para se aumentar o prazer de ouvir música infinitamente faz-se necessário aumentar o número de discos infinitamente. No entanto, seria necessário aumentar o espaço de armazenamento resultante infinitamente também!

É lógico também pensar:

Se os requisitos de armazenamento para coleção de discos deve ser o de armazenamento mínimo, deve-se ter também um número de discos mínimo. Preferivelmente seria não deve ter nenhum disco na coleção, porém isto resultaria em não se poder ouvir nenhuma música!

Segundo a forma tradicional de pensar, é comum neste momento se pensar de forma a se buscar o melhor compromisso entre os dois objetivos contraditórios:

Você poderia:

– Ter o número de discos na coleção adequado ao espaço de armazenamento;
– Criar um novo espaço de armazenamento;
– Organizar os discos de forma diferente, etc.

No entanto, todas essas soluções permanecem “compromissos”!

O compromisso é uma solução deteriorada, pois significa a existência de um acordo de solução com sacrifício parcial dos objetivos das partes. A lógica de dependência não é rompida! Enquanto a busca de soluções tomar por base os objetivos, ficará difícil deixar de lado a visão tradicional para solução.  Mas os líderes não fazem opções – eles querem ambos os objetivos atendidos sem negociação de uma solução de compromisso!

Se a solução de objetivos contraditórios deve se dar sem uma solução de compromisso, torna-se necessária uma mudança de perspectiva. Assim, novos graus de liberdade podem ser encontrados por meio de uma nova visão sobre os parâmetros do sistema que correlacionam logicamente os objetivos contraditórios.

Qual direção do desenvolvimento do parâmetro do sistema tem maior potencial?

Aumentar o número de discos na coleção ou reduzir a zero o número de discos na coleção? Escolha ambos!

É possível que surjam algumas direções para desenvolvimento do parâmetro do sistema para a solução. Busca-se encontrar a direção de desenvolvimento ideal do parâmetro do sistema que tenha o maior potencial de inovação definido como coeficiente de inovação IQ, vide Figura 1. Isto é conseguido focando-se nas direções ideais radicais de desenvolvimento e, segundo WOIS [2,3], considerando-se a direção de desenvolvimento mais eficaz através da utilização de auto movimento existente, ou seja, “a criação de estruturas para a organização de autofunções” e a direção mais eficiente de desenvolvimento, ou seja, “sem que matéria-prima, recursos, energia, espaço e tempo sejam desperdiçados”. Na condição ideal radical de desenvolvimento, o uso de matéria-prima, recursos, energia, espaço e tempo se aproximam de zero e ao mesmo tempo a função desejada é cumprida. Para que este processo seja bem-sucedido, é necessário aportar informação ao sistema.

Uma nova pergunta pode ser formulada através da definição da direção de desenvolvimento de maior potencial de desenvolvimento:

– Uma pergunta que sistematicamente expanda o parâmetro do sistema;
– Uma pergunta que elimine a sua limitação atual;
– Uma questão que provoque uma nova lógica.

Por exemplo, no caso da música, a redução do número discos para zero é a direção de maior potencial de desenvolvimento!

Um desafio paradoxal surge quando um objetivo é combinado com a direção de desenvolvimento ilógica do parâmetro do sistema. O desenvolvimento contraditório resulta de uma exigência paradoxal:

Prazer em ouvir música infinitamente, apesar de não ter nenhum disco armazenado na coleção!

A solução da contradição tomando por base a lógica existente não é possível. A contradição formula, entretanto, um novo questionamento que leva à busca de novas e surpreendentes direções de solução.

A falta de lógica é a lógica da inovação!

E assim, com as mídias modernas, pode-se navegar pelo mundo completo da música sem que se tenha um único título armazenado em uma memória própria!

 

Referências Bibliográficas

[1] http://www.wois-innovation.de, Maio 2017;
[2] Herr, G.; Rehklau, A.; Linde, H.: WOIS – Wiederspruchsorientierte Innovationsstrategie. Philosophie und Technologie zur Innovation der Innovationsprozesse, 7. WOIS Innovations-Symposium – Mastering Strategic Innovations, 18.-19. Oktober 2005, Coburg, S. 15 bis 59.