Motoman entrega a Amvian inédito sistema de solda a laser remoto

A Motoman Robótica do Brasil, uma empresa do grupo Yaskawa Electric Corporation, está entregando para a Amvian, fabricante de estruturas para bancos automotivos, um inédito sistema de solda a laser remoto que permite operar em perfeita sincronização com os movimentos do robô para atender principalmente o segmento de autopeças. Essa solução foi desenvolvida para a soldagem do banco do novo carro da Volkswagen que será lançado este ano.

“Muito embora essa solução já seja aplicada em outros países, no Brasil é a primeira vez que ela é desenvolvida”, afirma o diretor da Motoman, Icaru Sakuyoshi, destacando que esse sistema de solda a laser remoto foi desenvolvido sob medida durante nove meses para a Amvian, sendo quatro vezes mais rápido que um sistema de solda mig/mag convencional, ou seja, tem capacidade de soldar uma peça do banco do automóvel em apenas um minuto. A solução é composta por quatro estações de trabalho”, ressalta.

Segundo o executivo, o sistema permite aumento de produtividade, melhor qualidade da solda, sem desperdício de material com precisão. Utiliza um robô específico de alta precisão, modelo Motoman MC2000, com raio de alcance de 2.038 mm e uma repetibilidade de aproximadamente 0,07 mm, proporcionando maior velocidade nos processos da manufatura automotiva.

O sistema é composto por robô de alta precisão, gerador laser, cabeçote laser 2D, dispositivos de solda, bases, fechamento/enclausuramento, segurança, coifa e sistema de exaustão com filtragem, sistema supervisório e monitoramento online, portas automáticas e interfaces operacionais.

“A nossa proposta é oferecer uma solução customizada que possibilite aumento de produtividade para a indústria automobilística. Pode-se dizer que essa nova tecnologia representa uma revolução no setor”, afirma Sakuyoshi que ainda enfatiza que esse sistema também pode ser utilizado em outros setores como: linha branca, mercado moveleiro, estruturas metálicas, assim como metal mecânica leve em geral.