Na Alemanha, a fabricante de máquinas Trumpf e a resseguradora Munich Re criaram em conjunto um novo modelo de negócios para máquinas de corte a laser: em vez de comprar ou alugar, os clientes poderão no futuro pagar por cada peça de chapa cortada sem ter que investir na compra da máquina.
O modelo pay-per-part oferece a seguinte solução: o cliente não precisa pagar nada pela compra básica da máquina de corte a laser – em vez disso, ele paga um preço previamente combinado para cada peça cortada em chapa. Com isso os clientes economizam no investimento, têm máquinas modernas na fábrica e podem reagir com flexibilidade ao mercado.
Além de uma máquina de corte a laser totalmente automática da Trumpf, também está incluído neste modelo de negócios: sistema de armazenamento de chapas trabalhadas, Know-how de produção e peças de reposição da Trumpf, manutenção dos equipamentos e fornecimento das matérias-primas a serem utilizadas
Uma garantia de desempenho também está planejada para o futuro. Isso cobre defeitos na máquina, bem como eventual falha na programação da máquina. No projeto, a Munich Re é o patrocinador e financia as máquinas. A sua subsidiária Relayr, um provedor de serviços de IoT, cria as análises de dados necessárias para o modelo de financiamento, enquanto a Trumpf fornece as máquinas, software e a assistência técnica. A Klöckner & Co., uma importante distribuidora independente de aço do mundo, será uma parceira de desenvolvimento do modelo de negócio.
O modelo de pagamento por peça oferece às empresas do setor de processamento de chapas metálicas oportunidades de negócios e de produção totalmente novas e disruptivas. Os clientes obtêm acesso às mais recentes tecnologias de corte a laser automatizado sem a necessidade de grandes investimentos e o volume de produção é facilmente ajustável com base na demanda. Graças à garantia de desempenho planejada oferecida pela Munich Re, os clientes também terão seguro contra o impacto financeiro de uma possível parada de produção no futuro.
“Com esta parceria, estamos nos aventurando em novos modelos de negócios de forma mais proeminente do que nunca”, disse Mathias Kammüller, Diretor Executivo e Diretor Digital do Grupo TRUMPF. “É o primeiro passo para fornecer aos nossos clientes uma alternativa à compra tradicional de máquinas, permitindo-lhes aumentar a sua capacidade de produção sem grandes investimentos iniciais. Além disso, acreditamos que esta oferta não só ajudará os nossos clientes existentes a crescer, mas também possibilitam a aquisição de novos clientes. ”
“A cooperação com a TRUMPF é um excelente exemplo de como a combinação das várias ofertas do Grupo Munich Re – soluções de risco, tecnologia de IoT e financiamento – torna possível desenvolver modelos de negócios inovadores para a indústria”, disse Torsten Jeworrek, Membro do Conselho da Administração da Munich Re. “Estamos convencidos de que tais parcerias representam uma resposta voltada para o futuro aos desafios de um ambiente de mercado cada vez mais dinâmico”.
“Estamos entusiasmados por fazer parte desta grande parceria”, acrescentou Josef Brunner, CEO da relayr. “A relayr fornece a infraestrutura de IoT necessária e permite uma análise e
otimização de dados abrangentes sobre os quais, por sua vez, se baseia o modelo de financiamento e garantia do projeto. Não é mais suficiente para as empresas industriais produzirem produtos de qualidade. Os modelos de negócios devem ser transformados em permanecer à prova de futuro. Ao dar esse passo, a TRUMPF demonstrou que está voltada para o futuro e preparada para explorar abordagens inovadoras para oferecer aos seus clientes oportunidades totalmente novas.”
“Estamos orgulhosos de poder apoiar a oferta de pagamento por peça da TRUMPF e da Munich Re como parceira de desenvolvimento, pois isso confirma nossa convicção de que o futuro pertence aos modelos de negócios digitais”, diz Gisbert Rühl, CEO da Klöckner & Co. “Acreditamos que o mercado está mais do que pronto para ofertas de pagamento por peça e temos absoluta confiança neste novo modelo. A cooperação neste modelo de negócio digital é um passo importante em direção ao futuro para nós, e estamos confiantes de que muitas oportunidades interessantes surgirão a partir dele.”
A parceria entre a Munich Re e a TRUMPF está sujeita à liberação do controle de fusões pelas autoridades responsáveis.
Fonte: Munich Re