Rota 2030 substitui o Inovar-Auto

Como o Inovar-Auto termina em Outubro, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços – MDIC – iniciou as discussões para o chamado “Novo Ciclo de Política Automotiva”. Assim, seu programa substituto é o Rota 2030, que tem como objetivo, de acordo com o MDIC, “estabelecer uma visão de longo prazo, com regras claras e previsíveis, para dar segurança aos investimentos e incentivar a competitividade da indústria nacional”.

A Rota 2030 – Mobilidade e Logística: Integração às cadeias globais busca a integração competitiva da indústria automotiva instalada no Brasil no novo contexto global, diante da convergência das inovações tecnológicas com as mudanças no comportamento dos usuários que estão transformando a maneira como as montadoras desenvolvem e constroem os veículos.

A ideia é que a indústria nacional chegue em 2030 com tecnologia equivalente à de mercados avançados, integração ativa na cadeia global de suprimentos, competitividade na produção dos principais sistemas automotivos e capacidade de desenvolvimento de projetos globais. Segundo o MDIC, a previsão é de que até 30 de Agosto todos os pontos do novo ciclo de política automotiva estejam concluídos.