Sugestões e práticas para elementos

Enquanto elementos de aquecimento não têm uma vida útil projetada na maioria das aplicações, a possibilidade de falha definitiva deve ser considerada.

Devem ser tomadas medidas para sua pronta substituição, caso o potencial tempo de inatividade for caro ou crítico à produção ou às demais operações. As peças de reposição devem ser estocadas conforme necessário, para que um elemento falho possa ser substituído em um curto período de tempo, sem parar completamente ou interromper o processo.

Com isso em mente:

1. Mantenha o equipamento limpo, principalmente em torno dos terminais, da caixa de fiação e do aquecedor em si através de um programa de manutenção regular. Em ambientes altamente contaminantes ou em condições atmosféricas de risco, atenção especial deve ser direcionada para as caixas de terminais e caixas elétricas. As caixas de terminais do aquecedor podem ser projetadas com acessórios especiais para usar a pressão positiva do gás inerte, evitando a entrada de contaminantes ou gases explosivos. A purga é uma solução de baixo custo para muitos problemas de terminais, onde códigos locais permitam o uso de purga contínua.

2. Use fiação de campo adequada para as temperaturas envolvidas. As caixas de terminais do aquecedor normalmente ficam muito quentes durante a operação e podem exigir técnicas de fiação especiais. Para conexões de terminais de campo no interior do invólucro do aquecedor, fios de liga com isolamento de alta temperatura são recomendados, a menos que a folha de dados afirme especificamente que fios de cobre ou com isolamento de baixa temperatura possam ser utilizados. Nunca use fios isolados por borracha, impregnados com cera ou termoplástico em aplicações de aquecedores de alta temperatura, pois estes materiais vão se deteriorar rapidamente com a temperatura. Alguns materiais isolantes podem emitir fumaça, o que pode provocar danos ao equipamento de aquecimento. Sempre verifique os códigos elétricos locais para os requisitos de fiação.

3. Use isolamento térmico sempre que possível para reduzir as perdas de calor. O isolamento é relativamente barato e vai se pagar em um curto espaço de tempo, reduzindo as perdas de calor e os custos operacionais. Também é desejável do ponto de vista de conforto e segurança pessoal.