Trabalho sobre materiais para aplicações biomédicas vence prêmio do TTT 2017

Entre os dias 21 a 24 de Maio, ocorreu a VIII Conferência Brasileira sobre Temas de Tratamento Térmico (TTT 2017), que reuniu trabalhos acadêmicos que buscam cada vez mais apresentar inovações para o setor.

Promovida pela Metallum, empresa especializada em eventos técnicos e científicos, o TTT 2017 apresentou 58 trabalhos. Tradicionalmente, a revista Industrial Heating Brasil premia os 3 melhores trabalhos, sendo que o primeiro lugar recebe um prêmio de mil reais e tem seu artigo publicado na edição de Out a Dez, uma das mais esperadas do ano.

O trabalho vencedor este ano tratou de materiais destinados a aplicações biomédicas, que mesmo sendo um tema pouco conhecido, possui uma relevância muito importante no que se refere à qualidade de vida das pessoas. “Modificação superficial de ligas biomédicas de titânio por oxidação térmica”, foi apresentado por Diego Rafael Nespeque Correa e orientado pelo professor Carlos Roberto Grandini.

O segundo lugar foi apresentado por Vinícius Richieri Manso Gonçalves, com o trabalho “Tenacidade à fratura de aços mola convencional e Superclean submetidos ao tratamento criogênico”.

Maurilio Pereira Gomes apresentou o trabalho “Air Quenching of Valve Seat Insert obtained with AISI D2 High-Speed Steel” e faturou o terceiro lugar.