A Expomafe vai apresentar um exclusivo Demonstrador de Manufatura Avançada. O projeto é uma evolução do que foi apresentado no ano passado pela primeira vez no Brasil, durante a Feimec – Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos, e ganhou atualizações em seu conceito, desde o layout da linha até os programas de controle.
O projeto foi desenvolvido pela ABIMAQ – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos e o SENAI-SP, juntamente com 12 empresas realizadoras e patrocinadoras, 6 startups, Instituto MAUÁ de Tecnologia, Centro Universitário FEI, 8 empresas que cederam tecnologias complementares para a operação da linha, e apoio da Informa Exhibitions.
O Demonstrador de Manufatura Avançada da Expomafe 2017 conta ainda com apoio institucional da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).
Futuro na prática
A Manufatura Avançada – também chamada de Indústria 4.0, Indústria do Futuro e Fábrica Inteligente – caminha a passos largos no Brasil, mas ainda gera muitas dúvidas, em especial para fabricantes de pequeno e médio portes.
Com o ciclo de produção montado na feira, os visitantes poderão ver os principais conceitos e tecnologias da Indústria 4.0 aplicados na prática – Módulos Autônomos de Produção, Comunicação Máquina-Máquina, Sistema de Autogestão da Produção, Gêmeo Digital e outras características – e tirar suas dúvidas com especialistas.
Para exemplificar de forma concreta todos esses conceitos, o Demonstrador de Manufatura Avançada da Expomafe 2017 vai produzir 600 unidades de porta-celulares personalizados, o dobro do que foi produzido na Feimec. O acessório irá evidenciar uma das principais características da Indústria 4.0: a customização.
Na prática, convidados da feira vão receber um QR-Code para solicitar a produção personalizada de seu porta-celular. O sistema faz a leitura do código enviado por e-mail na tela do smartphone do “cliente”, que ainda pode escolher entre três opções de cores – azul, vermelho ou verde – e digitar um texto a ser gravado no acessório. Ao final da linha, o visitante se identifica pelo mesmo QR-Code para retirar seu produto personalizado.
Módulos
O Demonstrador de Manufatura Avançada da Expomafe 2017 é composto por módulos que executam suas operações de forma totalmente autônoma, mas sincronizada com o restante das operações, recebendo e enviando informações de estado para os outros módulos da linha.
Todo conjunto é orquestrado pelo M.E.S. (Manufacturing Execution System), programa que gerencia todo o ambiente de produção. A linha está assim organizada em:
Módulo de entrada de ordens: Totem onde o visitante convidado se identifica pelo QR-Code recebido no e-mail e dá início ao processo de produção do porta-celular. É nesta etapa que ele seleciona a cor e o texto, e seu aparelho é escaneado para customização do encaixe no acessório.
Módulo de usinagem: Composto por dois centros de usinagem, um armazém de matérias-primas (blanks de resina), um robô de alimentação e retirada de peças no processo usinagem por meio de um sistema de manipulação e posicionamento.
Módulo de solda: Composto por um magazine de peças metálicas (aço inox), um robô de solda e um robô para alimentação e descarga das peças soldadas.
Módulo de gravação a laser e multipinos: Ambos alimentadas por robôs.
Módulo de montagem e saída: Etapa onde um robô colaborativo retira da esteira automatizada o produto personalizado, executa a montagem final e entrega ao cliente, a partir da sua identificação por meio do mesmo QR-Code da entrada.
Ao lado das máquinas, equipamentos e sistemas de controle e comunicação envolvidos, uma competência importante para o desenvolvimento do projeto foi a intervenção de Design de Produto, na criação do porta-celular de acordo com os requisitos do processo de fabricação envolvidos no conceito da Manufatura Avançada. Além de customizado, o acessório ainda oferece como diferencial a ampliação do som, obtida por um processo mecânico inerente ao seu design.
Novo paradigma
A Manufatura Avançada está atualmente no centro do debate mundial sobre produtividade e inovação dos meios de produção. Considerado a quarta revolução industrial (depois da mecânica, elétrica e digital), o novo paradigma representa a interação, autônoma e inteligente, entre sistemas de fabricação automáticos complexos.
A combinação de modernos recursos de automação industrial com os avanços dos sistemas de computação, informação e comunicação via internet, permite que linhas de montagem e produtos troquem informações entre si ao longo do processo, ao mesmo tempo que diferentes unidades fabris tomam decisões sobre produção, compras e estoques sem interferência humana.